Opinião

DUAS LETRINHAS EVITARIAM DISCÓRDIA

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A curta palavra que Fernanda Torres poderia ter usado não teria inflamado a Direita no país

Eu não quero que vocês comecem o ano com o pé direito (mas também com ele, na verdade começar o ano novo com os dois pés, na porta e até na jaca).

Mas sem as duas letrinhas, a frase ganhou conotação política para os seguidores bolsonaristas, cuja maior arma, após a prisão do líder, é utilizar qualquer sinal de menção ao direitismo para ampliar seu vitimismo.

A publicidade de Havaianas passou 30 anos na Almap BBDO, produzida em parceria com a CINE e sendo reconhecida como uma das campanhas mais criativas, divertidas e preferidas pelo público.

Quando decidiu encerrar o contrato com a agência, a Alpargatas, dona da marca, entregou sua comunicação no país à Galeria e a estratégia global à GUT, prometendo nova concorrência em 2026.

Com relação ao comercial da premiada atriz, interpretado como insinuação política, a bronca ganhou amplificação onde a Direita mais se comunica com seus seguidores, as redes sociais.

Óbvio que haveria consequências, como a queda no preço das ações, movimento sensível a polêmicas com marcas, mas também aumento de milhares de seguidores nas contas tanto da própria Havaianas, como também de sua concorrente Ipanema.

Mas era só uma propaganda diriam alguns, apesar da discussão rapidamente ter deixado o campo publicitário, entrando no debate ideológico.

Descuido na elaboração do texto? Talvez. Ironia proposital? Talvez também. Mas se passou pela agência passou também pela dona da marca e sua área de Marketing.

Tudo poderia ter sido evitado com uma palavrinha de duas letrinhas.