Inspiração

DOS JINGLES PARA OS COMERCIAIS

Publicado em

Adilson Xavier começou com a música antes de consolidar a carreira com filmes publicitários

Adilson Xavier: criativo, produtor e autor de livros

Diretor de Criação, Escritor e Produtor de Audiovisual, Adilson Xavier atua desde 2018 com sua consultoria criativa Neurônio.

Além disso, presta serviços para a Zola Filmes desde 2014 como redator e produtor executivo.

Um dos principais nomes da Criação carioca, Adilson é formado em Business Administration pela Universidade Gama Filho.

Antes de consolidar sua carreira publicitária na Giovanni, iniciou sua trajetória na Contemporânea em 1990.

Sua trajetória, porém, começou ainda jovem criando um jingle para Casas Sendas, então uma rede de supermercados da qual seu pai era diretor e que em 2023 passou a fazer parte do grupo Pão de Açúcar.

Sua canção “Pra nós você é mais, você é Sendas!”, foi aprovado e a partir daí começou sua carreira na propaganda.

E o início foi em 1981 na então na principal agência de publicidade do Brasil, a MPM. Em 1986 estreou na Giovanni Comunicações como diretor de Criação. Em 90 foi para a Contemporânea, na época a agência criativa mais badalada do Rio de Janeiro.

Em 94 voltou à Giovanni como sócio e diretor Nacional de Criação. Quatro anos depois através de  uma joint venture a agência adotou o sobrenome FCB e em 2006  ele foi nomeado presidente e diretor de Criação da Giovanni+Draft FCB.

Decidiu deixar a agência no final de 2011. Tirou 2012 como ano sabático, dedicando-se ao estudo de técnicas de storytelling e ao lançamento de livros.

Em 2002 tinha sido eleito “Publicitário do Ano” pela Associação Brasileira de Publicidade e em 2004 “Publicitário do Ano” pelo Prêmio Colunistas do Rio de Janeiro. Em 2005 foi nomeado presidente da ABP.

Ao longo de sua carreira, Adilson recebeu diversos prêmios brasileiros e internacionais, como Cannes Lions, Clios, festivais de Londres e Nova York, entre outros, inclusive atuando como jurado.

Adilson tem publicados os livros “O Deus da Criação” (2007), “O Lançador de Ideias” (2010), “Voando sobre Babel” (2012), “Contando Histórias que deixam marcas (2015) e em 2017 lançou pela Panda Books seu primeiro romance policial “2.990 graus – A arte de queimar no inferno”.

Neste depoimento ele fala dos filmes que inspiraram sua carreira e sua ligação com marcas como CCAA e Sebrae, além de campanhas que criou e que repercutiram em todo o país como “Ser Diferente é Normal”, que de comercial se tornou clipe com a participação de grandes artistas nacionais.

Veja o vídeo produzido e editado pela SimonSays Filmes.