Datas
TODO ASSENTO É PREFERENCIAL
Publicado emAção do metrô de São Paulo transforma todo assento dos trens em preferencial
A data foi instituída em 1998 durante uma conferência em Tóquio, capital do país das gentilezas, com objetivo de promover a empatia, o respeito e a generosidade nas relações humanas.
Lançada nesta quinta-feira (13), celebrando o Dia Mundial da Gentileza, uma ação do Metrô de São Paulo, criada pela agência Jotacom, da FSB holding, visa incentivar o público a mudar atitudes nos trens da rede.
No Brasil, o símbolo da data é o poeta popular José Datrino, conhecido como Profeta Gentileza, autor da famosa frase “gentileza gera gentileza”.
Paulista de Cafelândia, Datrino foi um pregador urbano e sua obra foi composta por inscrições nas pilastras do Viaduto do Gasômetro, no Rio de Janeiro.
A intervenção criativa no Metrô paulista inverte a lógica dos assentos preferenciais. As placas tradicionais dão lugar a novas sinalizações na cor dos assentos comuns.
Com a frase “Durante o Mês da Gentileza, lembramos que quando todos os assentos estão ocupados, todos os assentos são preferenciais. Seja gentil”, a proposta parte de um dado real, já que 51% dos passageiros afirmam que o desrespeito aos assentos preferenciais é frequente.
Por lei, 10% dos assentos devem ser reservados para pessoas com prioridade. Mesmo assim, o Metrô oferece mais lugares do que o mínimo exigido.
Segundo Matheus Mendes, diretor de Criação da Jotacom, a simplicidade da ação é o que lhe dá força. Com baixo custo de produção e alto potencial de mídia espontânea, a iniciativa aposta em um gesto simbólico, de trocar as placas, para provocar uma reflexão ampla sobre empatia e convivência.
“Às vezes, uma simples troca de placa é o suficiente para mudar a forma como milhões de pessoas enxergam a gentileza. A beleza da ideia está justamente nisso, ser simples, mas gerar uma conversa gigante, dentro e fora do metrô”, diz o criativo.
Ao trocar a cor das placas e reposicionar o símbolo do preferencial, o Metrô faz com que ele volte a ser notado. A intervenção acontece em três composições das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, com cerca de 240 placas redesenhadas.
A campanha 360º também se desdobra no on e off, nos canais digitais e redes sociais, em painéis digitais nas estações, monitores da TV Minuto com mensagens sonoras com provocações como, “Qual é a cor do assento preferencial? Faz diferença? Se você for gentil, todos os assentos são preferenciais.”
A ideia é que esse gesto simbólico inspire uma prática que permaneça, de ceder o lugar para quem mais precisa, independentemente da cor do assento ou da placa.
Criação de Beatriz Ottaiano, Kadu Mendes e Marcus Perrone, com direção criativa de Matheus Mendes, Fellipe Camarossi e Isabel Cassab, direção executiva de Renato Vasques e direção geral de Luiz Barrella.
Aprovação de Fabíola Damato Bemfeito, Silvio Vinicius Oliveira Santos, Rafael Barros Mussi, Luiz Fernando Ecard Pecis e Naomi Takeshita.
