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IFOOD DIRETO DO BANHEIRO DA LOIRA
Publicado emPlataforma usa lenda urbana para mostrar que também entrega produtos de limpeza
Lançado inicialmente para realizar entrega de comida, o iFood ampliou seu negócio e para mostrar que também atende pedidos de supermercados, lança campanha baseada em lenda urbana.
Criada pela DM9, a ação aproveita a data do Halloween e usa como personagem a “Loira do Banheiro”.
A lenda se originou da história trágica de Maria Augusta de Oliveira Borges, uma jovem do século XIX da cidade paulista de Guaratinguetá.
Forçada a se casar aos 14 anos, ela fugiu para Paris, mas morreu jovem e seu corpo, ao ser trazido de volta, foi vandalizado. A história se popularizou em escolas, onde o ritual de invocação (chamar três vezes por ela olhando para o espelho, dar descarga, bater a porta) supostamente chama o espírito dela.
A campanha “Entregas da Loira do Banheiro” dá vida à personagem que marcou gerações com uma abordagem bem-humorada e cheia de personalidade, reforçando o caráter multicategorias do aplicativo, que vai muito além da entrega de comida e também leva para a casa dos consumidores itens de higiene, beleza e limpeza.
O iFood transformou o mito em uma experiência digital divertida e interativa. Ao digitar “Loira, Loira, Loira” na barra de busca do app, o usuário desbloqueia a “Lista Oculta da Loira”, uma vitrine especial com produtos selecionados para o banheiro, que vão desde papel higiênico e sabonete a itens de autocuidado e beleza.
A Loira do Banheiro do iFood é assustadora na medida certa, mas também gente como a gente. Entre um susto e outro, ela dá conselhos, solta comentários ácidos e entrega tudo, de produtos a piadas, com muito bom humor. Para dar vida à personagem, a marca convidou o criador de conteúdo Zel Junior, que vai interagir com a lenda urbana.
A experiência também se estende por todo o ecossistema digital da marca. No TikTok, um filtro ativado por áudio recria a invocação clássica, fazendo a Loira aparecer atrás dos usuários.
“A Loira do Banheiro é parte da cultura popular brasileira, uma lenda que todo mundo conhece. E de brasilidade o iFood entende. A campanha traz essa figura como uma porta-voz divertida, que entrega tudo – mas sem susto, assim como o iFood”, diz Yuri Mussoly, CCO da DM9.
Criação de Lucas Vigliar, Micael Andrade, Pedro Ximenes e Thiago Dias, com direção criativa de Vinicius Curi, direção executiva de Guzera Alves e direção geral de Yuri Mussoly. Produção do Dialeto Stúdio, com ilustração de Fábio Mota.
