Festivais

EL OJO 2025 HOMENAGEIA WASHINGTON OLIVETTO

Publicado em

Festival inclui o publicitário brasileiro no seu Salão do Honra do Talento Latino

Washington Olivetto, o principal nome da criatividade publicitária brasileira, falecido no Rio de Janeiro em 13 de outubro do ano passado, aos 73 anos, é o novo integrante do Salão de Honra do Talento Latino do festival El Ojo de Iberoamerica.

A homenagem póstuma será realizada durante a 28ª edição do evento, que será realizada de 12 a 14 de novembro em Buenos Aires.

A genialidade do criador foi eternizada através de campanhas brilhantes como “Garoto Bombril” e “Casal Unibanco”, e comerciais icônicos como “Primeiro Sutiã” e “Cachorrinho da Cofap”.

Em 1976, Olivetto conquistou um Leão de Ouro sem assinar seu nome. Usou o pseudônimo George Remington, inspirado no ator George Hamilton, mas substituindo o sobrenome pela marca da máquina de escrever concorrente da Olivetti.

Assim nasceu o comercial “Homem Frustrado”, criado para o Bamerindus a convite do amigo e diretor de cena Andrés Bukowinsky, da ABA Filmes. O pseudônimo foi necessário porque Olivetto trabalhava na DPZ, que atendia o Banco Itaú, mas não quis perder a oportunidade de colaborar com o amigo.

“A inclusão de Washington Olivetto no Salão de Honra em 2025 reafirma o propósito do festival de preservar a memória da indústria criativa latina e garantir que sua história seja transmitida às novas gerações”, afirma Santiago Keller Sarmiento, fundador e presidente do Festival El Ojo de Iberoamérica. 

Ao lado de Olivetto, também serão homenageados neste ano Hernán Ponce, referência incontestável da criatividade argentina, e Juan Carlos Ortiz, pioneiro colombiano que projetou a criatividade latina em escala global. 

Criado em 2022, o Salão de Honra do Talento Latino é o espaço do El Ojo que preserva a memória e homenageia líderes fundamentais para a construção de uma indústria criativa latina relevante, integrada e de destaque no mundo. Desde então, já foram homenageados Marcello Serpa e Agulla & Baccetti (2022), Toni Segarra e Ana María Olabuenaga (2023), e Pablo del Campo e José Miguel Sokoloff (2024).
 

Olivetto conquistou 50 Leões em Cannes e inúmeros reconhecimentos, entre eles o registro no Guinness World Records (1994) pela publicidade que mais tempo permaneceu no ar, através de 337 comerciais da Bombril, protagonizados por Carlos Moreno.

Seu clássico “Primeiro Sutiã”, criado em 1987 para a Valisère, tornou-se um ícone cultural. A frase “O primeiro sutiã a gente nunca esquece” foi a mais parodiada da publicidade brasileira e, duas décadas depois, ganhou uma recriação em homenagem dentro do próprio El Ojo. 

Eleito duas vezes “Publicitário do Século” pela ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade), nomeado pela revista britânica Media Internacional como um dos 25 publicitários mais importantes do mundo, Washington Olivetto deixou um legado que vai além das ideias originais .

“O eterno Washington Olivetto é referência de uma geração de gigantes que mudou para sempre a qualidade e a reputação da criatividade brasileira e latina. A homenagem póstuma representa uma justa e necessária celebração de sua genialidade e de seu legado imortal para a comunicação brasileira e mundial”, completa Santiago.

Com mais de 40 anos dedicados à publicidade, Hernán Ponce, fundador, presidente e CCO da Ponce Buenos Aires,- ajudou a construir algumas das marcas mais importantes da Argentina e muitas em nível mundial. Reconhecido como um dos grandes pioneiros da criatividade argentina, foi responsável por aproximar a publicidade da cultura popular, conectando-a ao cotidiano das pessoas. 

No dinâmico mundo da publicidade, poucos nomes ressoam com tanta força na Ibero-América quanto o do colombiano Juan Carlos Ortiz. Primeiro colombiano a conquistar um Leão de Ouro em Cannes, no ano 2000, Ortiz construiu uma trajetória internacional à frente de redes como Leo Burnett e DDB Latina, transformando a presença da América Latina no mercado global.