Ação Social
DISTRITO FEDERAL CONTRA A VIOLÊNCIA ANIMAL
Publicado emCampanha criada pela agência Calia denuncia e mostra pets vítimas de maus tratos
Até agora, neste ano de 2025 já foram registradas 252 ocorrências de violência contra animais no Distrito Federal, de um total de 1.361 denúncias anônimas.
Visando divulgar à população o número de telefone disponível para que maus tratos contra pets, a Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou campanha criada pela agência Calia.
Objetivo é ampliar a conscientização sobre os direitos dos animais e combater os altos índices de maus-tratos registrados nos últimos anos no DF.
Embora mais da metade da população da cidade possua animais de estimação, a violência contra pets segue em patamares alarmantes.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal funciona tanto como Assembleia Legislativa quanto como Câmara Municipal, já que atende a unidade federativa e a cidade de Brasília.
A campanha, com veiculação entre agosto e setembro em plataformas digitais e veículos offline, traz mensagens como “os animais vítimas de maus-tratos não conseguem fazer uma denúncia anônima, mas você pode. As peças são divulgadas em canais como site da CLDF, YouTube, Meta e mídia tradicional.
Só no ano passado, a Câmara aprovou leis especiais para proteção dos pets, que além de apoiar os projetos para vacinação e castração de cães e gatos, incentivam a adoção responsável. A Lei Distrital 7535/2024 reconhece os animais como seres possíveis de dor e sofrimento e Lei Distrital 7543/2024 reforça a Instituição do Programa Guardião Responsável
Além de incentivar a denúncia contra maus-tratos, a comunicação também promove ações educativas relacionadas à adoção responsável e vacinação, além de reforçar o conhecimento da legislação de proteção aos animais.
“Mais do que uma ação de comunicação, Pets 2025 é um chamado à responsabilidade coletiva. Queremos sensibilizar a população para que denuncie casos de violência e, ao mesmo tempo, incentive práticas de cuidado e respeito aos animais. Quando a sociedade se mobiliza, é possível mudar a realidade desses pets”, afirma José Augusto, vice-presidente da Calia.
Criação de Ronilton Costa, Filipe Fontes, Antônio Elias Junior, Mardelson Carmo e Suzana Daniel. Produção da SD, com direção de Thiago Frade e fotografia de Marconni Andrade. Libras: Amanda Ballarin.