Inovação
TIM VIBE PARA DEFICIENTE SENTIR A MÚSICA
Publicado emProjeto desenvolvido para pessoas com deficiência auditiva transforma sons em vibrações
Parte do conceito “Você pode tudo”, da TIM, um novo projeto de inclusão social criado pela BETC Havas permite que pessoas com deficiência auditiva possam “sentir a música”.
A solução tecnológica pode ser acessada gratuitamente pelo app MEU TIM por qualquer pessoa, inclusive clientes de outras operadoras.
O TIM Vibe promete transformar a experiência de pessoas com deficiência auditiva em festivais, shows, festas e até nos momentos de lazer em casa.
A funcionalidade foi testada e aprovada por pessoas surdas, como as que fazem parte da Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos, a diretora audiovisual Benedita Casé e o influenciador Gabriel Isaac, durante os shows do último final de semana do festival Na Praia, em Brasília.
Para Camila Ribeiro, diretora de Comunicação e Marca da TIM, a iniciativa reforça os pilares de música e inovação da marca e o propósito da empresa de transformar tecnologia em liberdade.
“A música nos conecta com diferentes sensações e queremos que todas as pessoas tenham essa experiência, sem exceções. O TIM Vibe é prova de que quando a tecnologia nasce com propósito, ela tem o poder de incluir, emocionar e abrir novos caminhos. Estamos colocando a conectividade a serviço da sociedade, usando nosso principal ativo para criar impacto real e positivo”, diz a executiva.
Para usar o TIM Vibe, basta habilitar o microfone do celular para captar, em tempo real, a música que estiver tocando no ambiente, seja em um show, em casa ou onde quiser.
A solução, disponível no app MEU TIM, converte os sons em vibrações táteis sincronizadas com a melodia, permitindo que pessoas com deficiência auditiva sintam cada batida na palma da mão ou no bolso, direto do celular.
O lançamento do TIM Vibe ganha força com uma ampla campanha nas redes sociais, que começa com um vídeo emocionante que traz depoimentos de pessoas com deficiência auditiva, compartilhando suas limitações ao experimentar a música, intercalados com cenas de shows do TIM Festival.
“O TIM Vibe é a prova de que boas ideias têm o poder de incluir, emocionar e transformar vidas. É criatividade real a serviço de uma questão social”, afirma Flavia Braga, VP de Negócios da BETC Havas.
Criação de Raíssa Ferreira, Jose Pedro Bortolini, Bernardo Rego, Leonardo Almeida, Rafael Guedes e Artur D’Andrea, com direção criativa de Daniel Schiavon e Gabriel Ramos, e direção geral de Erh Ray. Áudio da Mr Pink.
Intérprete de Libras Joyce Dias, Mariana Laís de Lima e Souza.