Entrevista

CAMIL DIVERSIFICA PORTFÓLIO EM CAFÉS

Publicado em

CMO da Camil Alimentos, Flavia Molina fala sobre lançamento de cápsulas de café da marca União

Flavia Molina

Antes de chegar à Camil em dezembro do ano passado, Flavia Molina exerceu cargos importantes na área de Marketing de empresas como Pernambucanas, Nestlé, Microsoft, Pernod Ricard, Rede Globo. Reckitt e Pier Seguradora.

Nesta entrevista, após pouco mais de seis meses na empresa, ela fala da diversificação de portfólio União.

Na Camil ela responde por todas as categorias de produtos, de grãos a biscoitos, além de açúcar, pescados, enlatados, massas e cafés, das marcas Camil, União, Coqueiro, Mabel e Santa Amália.

Formada em Publicidade pela Anhembi Morumbi, Flavia cursou o Marketing Excellence Program da Northwestern University – Kellogg School of Management, Innovations and High Performance na Stanford University e Administração e Governança Corporativa no IBGC.

Depois de relançar a marca União de café em 2022, qual a avaliação da Camil para entrar no segmento de cápsulas de espresso?

A entrada no mercado de cápsulas é um movimento estratégico e natural dentro da nossa jornada no universo do café. Desde 2022, atuamos com linhas de Café União torrado e moído nas versões tradicional e extraforte, ampliamos o portfólio em 2024, com torrado e moído União Gourmet, que abrangem as regiões Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Mogiana Paulista, cada um com suas características de sabor e aroma.

A partir dessa experiência, identificamos a oportunidade de avançar em uma categoria que alia conveniência, valor agregado e ritualização do consumo, com a nova linha de cápsulas de Espresso União.

Essa expansão reforça a estratégia de diversificação da Camil Alimentos e amplia a presença da marca União em novos momentos do dia a dia dos brasileiros.

Conhecida pelos produtos alimentícios, a compra da marca União tornou a empresa mais próxima do dia a dia dos brasileiros?

Com mais de um século de história, a marca União passou a fazer parte da Camil Alimentos em 2012 e desde então vem reforçando uma relação sólida de confiança com os brasileiros.

Ao integrar o portfólio da Camil Alimentos, essa conexão foi potencializada, permitindo que a marca expandisse sua atuação para novos territórios de consumo. Hoje, além de estar presente na cozinha com o açúcar, União também marca presença nas pausas do dia a dia com o café, reforçando seu papel como uma marca que acompanha os brasileiros em diferentes momentos, com qualidade, tradição e inovação.

Embora compatíveis com a cafeteira da Nespresso, as cápsulas da Camil podem ganhar uma máquina própria ou não existe essa possibilidade?

Nosso foco neste momento é proporcionar uma experiência sensorial de excelência em um sistema amplamente presente nos lares brasileiros. As cápsulas de Café Espresso União são compatíveis com o sistema Nespresso Original, justamente por sua alta penetração e familiaridade com o consumidor. Embora não haja planos divulgáveis para uma máquina própria, seguimos acompanhando de perto as movimentações do mercado e as oportunidades futuras.

O conceito “Sabor que Transforma Café em União” deve ser mudado para o lançamento das cápsulas?

O conceito institucional “Sabor que Transforma Café em União” continua vigente e relevante para a marca como um todo. Para o lançamento das cápsulas, trouxemos um olhar complementar com a assinatura “A cada cápsula, um convite” que reflete o desejo de transformar o café em um momento de pausa e reconexão. É um convite ao sabor, ao vínculo com as pessoas e ao tempo de qualidade consigo mesmo. Essa abordagem amplia o território emocional da marca, com um tom mais contemporâneo, sem abrir mão da essência de União.

Em que estágio está a campanha publicitária da Lew’Lara para a apresentação das cápsulas ao mercado?

A campanha desenvolvida pela nossa agência de propaganda já está em fase final de desenvolvimento, integrando publicidade, conteúdo e experiência. A estratégia inclui presença qualificada no São Paulo Coffee Festival, marco da entrada da União no segmento de cafés premium, e ativações criativas que traduzem o conceito da linha.

Além da frente de publicidade, um dos destaques foi o projeto de conteúdo desenvolvido e executado pela PROS, agência de PR da marca. Foi realizada uma ativação na roda-gigante do Parque Villa-Lobos, em São Paulo, onde cinco cabines foram transformadas em cápsulas sensoriais inspiradas nos sabores da nova linha, para encontros com personalidades convidadas e creators. Trata-se de uma campanha multicanal, desenhada para gerar conexão emocional, ampliar awareness e traduzir a proposta do produto em experiências reais e memoráveis.

Que outras ferramentas de Marketing a Camil vai utilizar para divulgar seu café? imersivas?

Além da campanha da Lew’Lara\TBWA, a estratégia contempla presença digital qualificada, conteúdo em parceria com creators, participação em eventos relevantes do setor e ativações de marca com forte apelo sensorial e emocional.

A roda-gigante do Parque Villa-Lobos simbolizou exatamente essa proposta, de transformar o conceito das cápsulas em uma vivência real, imersiva e afetiva. Reunimos personalidades em torno de temas como arte, gastronomia e música, traduzindo o posicionamento da marca em encontros memoráveis com o objetivo de gerar pílulas de conteúdo que serão divulgados nas principais redes sociais. Acreditamos que iniciativas como essa ampliam o engajamento, geram reconhecimento espontâneo e fortalecem o vínculo emocional com o consumidor.