Cinema

CURTA DA MYMAMA É SHORTLIST NO OSCAR

Publicado em

O Filme “Amarela” de André Hayato Saito é pré-indicado ao 98º Academy Awards

O Brasil tem mais um representante na edição 98 do “Oscar”. “Amarela”, de André Saito, produzido pela Mymama Enterteinment, é pré-indicado na categoria “Curta-Metragem de Ficção”.

O filme acompanha uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família japonesa, e torce pela seleção brasileira no jogo contra a França da final da Copa do Mundo de 1998.

Escrito e dirigido por André Hayato Saito, protagonizado por Melissa Uehara e produzido por Mayra Faour Auad, Gabrielle Auad e Ilda Santigo, o curta foi exibido em mais de 100 festivais de 35 países.

No Festival de Cannes 2024 disputou a Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem. No Festival de Havana concorreu a Melhor Curta de Ficção, no Chicago Southland International Film Festival como Melhor Curta de Drama, no HollyShorts, Clermont-Ferrand e Hollywood Shortsfest como Melhor Curta, e no Festival Tous Courts foi indicado ao Grand Prix

Recentemente, também foi o vencedor do Prêmio Canal Brasil de Curtas no Kinoforum, Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

“Ver um filme como Amarela seguir adiante rumo ao Oscar e voar tão longe é, por si só, um gesto de cura, para nós, para nossas famílias, para nossos ancestrais e, principalmente, para as próximas gerações, que poderão se olhar na tela e se reconhecer”, comemora Saito.

“Amarela” é a terceira parte da trilogia de curtas da MyMama Entertainment com André Hayato Saito, que investiga sua ancestralidade japonesa a partir de um olhar autoral e íntimo.

O curta passou por importantes festivais como Sheffield Doc Fest, Moscou, Festival do Rio e Kinoforum, e concorreu ao Grande Otelo, indicado a Melhor Curta-Documentário na Academia Brasileira de Cinema.

Para as produtoras do filme, Mayra Faour Auad, Gabrielle Auad e Ilda Santiago, amplificar o cinema de André Hayato Saito é amplificar uma reflexão profunda sobre identidade e ancestralidade.

“Esse passo e reconhecimento nos emociona porque é fruto de uma relação construída com tempo, confiança e entrega. Trabalhar com Saito é compartilhar um processo criativo raro, guiado por sensibilidade, generosidade e profundo respeito mútuo”, afirma Mayra Faour Auad, Produtora e Fundadora da MyMama Entertainment.

Rodrigo Pasianotto, Jacqueline Sato, Alejandro Saevich, Stefan Kozak e Ana Kozak assinam como produtores executivos, além de Nelson Sato e Fernando Camargo como produtores associados. 

Hélcio “Alemão” Nagamine assina a direção de fotografia, na direção de arte está Luana Kawamura Demange, a montagem é de Caroline Leone, o elenco feito por Gy Ogata, figurino de Yuri Kobayashi e a trilha sonora original é de Dudu Tsuda e Lilian Nakahodo.