Pesquisa
PROPAGANDA CRESCE 9,07% ATÉ SETEMBRO
Publicado emPainel Cenp-Meios registra R$ 19,4 bilhões movimentados por 329 agências.
Conforme o Painel Cenp-Meios, que consolida os espaços publicitários comprados em todo o país, o setor cresceu 9,07% nos três primeiros semestres do ano, com crescimento de 2,4%.
O investimento em mídia via agências no Brasil alcançou R$ 19,4 bilhões entre janeiro e setembro deste ano.
Os dados do Painel Cenp-Meios consideram apenas os espaços efetivamente comprados por 257 matrizes e 72 filiais entre janeiro e setembro de 2025.
O levantamento usa exclusivamente Pedidos de Inserção (PIs), organizados por meio, estado, região e período.
A aferição é acompanhada pelo Núcleo de Qualificação Técnica (NQT), formado por representantes de anunciantes, agências, elos digitais e veículos. A verificação é realizada pela KPMG, garantindo integridade e segurança aos indicadores.
“Mesmo em um cenário macroeconômico marcado por incertezas, a publicidade segue avançando de forma sólida. A distância entre as curvas evidencia o papel cada vez mais estratégico da comunicação para empresas de todos os portes”, afirma Luiz Lara, presidente do Cenp.
Além de mostrar o ritmo de crescimento, o Cenp-Meios detalha a distribuição dos investimentos no território nacional.
O mercado com campanhas multirregionais, de abrangência nacional, respondeu pela maior parcela, 67,9% do total (R$ 13,196 bilhões). Entre as regiões, o Sudeste lidera com 19,2% (R$ 3,734 bilhões), seguido por Nordeste com 4,9% (R$ 948,6 milhões), Sul com 4,0% (R$ 774,1 milhões), Centro-Oeste com 3% (R$ 578,7 milhões) e Norte com 1,1% (R$ 216,4 milhões).
