FIAP 2025
PRÊMIOS ESPECIAIS ENTREGUES NA AWLATAM
Publicado emFIAP entrega GPs durante evento da Advertising Week Latam na cidade do México
Os prêmios principais do Festival Ibero Americano de Criatividade 2025 foram entregues nesta quarta-feira (5) na Cidade do México durante o evento Advertising Week Latam.
Mais de mil profissionais da publicidade da região participaram do encontro que celebra as ideias que definiram o ano, reafirmando poder da criatividade como força transformadora.
O FIAP, que continua sendo o principal ponto de encontro da criatividade ibero-americana, entregou seus prêmios especiais, destacando o trabalho daqueles que moldaram os rumos da indústria em 2025.
A VML México foi reconhecida como Agência do Ano, após obter 103 pontos, impulsionada por seus 2 Grandes Sóis, 8 Ouros, 4 Pratas e 2 Bronzes. Sua campanha “Thanks for Coke-Creation” para a Coca-Cola tornou-se uma das campanhas mais premiadas do festival e um símbolo de colaboração entre marca, comunidade e criatividade.
O título de Agência Independente do Ano foi para a Joystick FIFCO, da Costa Rica, que brilhou com a campanha “Back Home“, para a cerveja Imperial, vencedora do Grande Sol de Inovação, uma iniciativa ambiental pioneira que utilizou inteligência artificial para devolver conchas marinhas aos seus ecossistemas nativos.
A agência também conquistou 4 Ouros, 2 Pratas e 2 Bronzes, consolidando o prestígio internacional da criatividade costarriquenha.
Na categoria Anunciante do Ano, a Telefónica foi reconhecida por seu compromisso com a inovação e a responsabilidade social.
Campanhas como “Game Guardian”, “Ignore Responsibly” e “Gambling Addiction”, desenvolvidas em parceria com a VML Argentina, bem como “This Is Not A Game”, da VML México, refletiram uma narrativa coerente que promove o uso responsável da tecnologia e o valor humano por trás da conectividade.
O prêmio de Produtora do Ano foi para a aliança entre a Mango Films e a Chilly Content, cujo trabalho em “Thanks for Coke-Creation” se destacou pela sensibilidade visual e execução impecável.
A colaboração entre as duas produtoras conquistou 2 Grand Suns, 5 Ouros e 1 Prata, consolidando um modelo de cocriação que elevou o padrão de produção na região.
Na esfera acadêmica, a Bendita Carpeta Colômbia foi reconhecida como Escola de Publicidade do Ano, graças às suas contribuições educacionais e projetos como “Mayo Leaks”, vencedor do Ouro na competição estudantil, uma ideia que se destacou pela sua engenhosidade e perspectiva inovadora sobre o setor.
Elena Alti, diretora de Marketing do Grupo Salinas, foi homenageada como nva integrante do Hall da Fama doa FIAP. É o reconhecimento de sua liderança, visão estratégica e compromisso com a diversidade e o desenvolvimento de talentos na América Latina.
O evento também apresentou a edição especial do Grand Slam do FIAP 2025, com a VML México foi reconhecida como a agência de destaque do ano, seguida pela Africa Creative e pela GUT Brasil.
Samantha Hernandez, Chief Strategy Officer da GUT México recebeu o prêmio concedido à agência brasileira da rede, segunda colocada no Grand Slam. Ela atua no escritório mexicano da agência desde sua abertura em junho de 2021, após deixar o mesmo cargo no grupo Publicis naquele país.
“O FIAP 2025 confirmou que a Iberoamérica está vivenciando uma era de ouro em sua história criativa”, afirmou Daniel Marcet, CEO do festival.
“Esta cerimônia não celebra apenas os prêmios, mas também a paixão de uma indústria que se reinventa diariamente, que aprende a colaborar, a ouvir e a construir valor a partir de ideias. Hoje, mais do que nunca, a criatividade é a ponte que une culturas e molda o futuro”, completou.
