FIAP 2025

PRÊMIOS ESPECIAIS ENTREGUES NA AWLATAM

Publicado em

FIAP entrega GPs durante evento da Advertising Week Latam na cidade do México

Samantha Hernadez recebe o prêmio da GUT Brasil

Os prêmios principais do Festival Ibero Americano de Criatividade 2025 foram entregues nesta quarta-feira (5) na Cidade do México durante o evento Advertising Week Latam.

Mais de mil profissionais da publicidade da região participaram do encontro que celebra as ideias que definiram o ano, reafirmando poder da criatividade como força transformadora.

O FIAP, que continua sendo o principal ponto de encontro da criatividade ibero-americana, entregou seus prêmios especiais, destacando o trabalho daqueles que moldaram os rumos da indústria em 2025.

A VML México foi reconhecida como Agência do Ano, após obter 103 pontos, impulsionada por seus 2 Grandes Sóis, 8 Ouros, 4 Pratas e 2 Bronzes. Sua campanha “Thanks for Coke-Creation” para a Coca-Cola tornou-se uma das campanhas mais premiadas do festival e um símbolo de colaboração entre marca, comunidade e criatividade.

O título de Agência Independente do Ano foi para a Joystick FIFCO, da Costa Rica, que brilhou com a campanha “Back Home“, para a cerveja Imperial, vencedora do Grande Sol de Inovação, uma iniciativa ambiental pioneira que utilizou inteligência artificial para devolver conchas marinhas aos seus ecossistemas nativos.

A agência também conquistou 4 Ouros, 2 Pratas e 2 Bronzes, consolidando o prestígio internacional da criatividade costarriquenha.

Na categoria Anunciante do Ano, a Telefónica foi reconhecida por seu compromisso com a inovação e a responsabilidade social.

Campanhas como “Game Guardian”, “Ignore Responsibly” e “Gambling Addiction”, desenvolvidas em parceria com a VML Argentina, bem como “This Is Not A Game”, da VML México, refletiram uma narrativa coerente que promove o uso responsável da tecnologia e o valor humano por trás da conectividade.

O prêmio de Produtora do Ano foi para a aliança entre a Mango Films e a Chilly Content, cujo trabalho em “Thanks for Coke-Creation” se destacou pela sensibilidade visual e execução impecável.

A colaboração entre as duas produtoras conquistou 2 Grand Suns, 5 Ouros e 1 Prata, consolidando um modelo de cocriação que elevou o padrão de produção na região.

Na esfera acadêmica, a Bendita Carpeta Colômbia foi reconhecida como Escola de Publicidade do Ano, graças às suas contribuições educacionais e projetos como “Mayo Leaks”, vencedor do Ouro na competição estudantil, uma ideia que se destacou pela sua engenhosidade e perspectiva inovadora sobre o setor.

Elena Alti, diretora de Marketing do Grupo Salinas, foi homenageada como nva integrante do Hall da Fama doa FIAP. É o reconhecimento de sua liderança, visão estratégica e compromisso com a diversidade e o desenvolvimento de talentos na América Latina.

O evento também apresentou a edição especial do Grand Slam do FIAP 2025, com a VML México foi reconhecida como a agência de destaque do ano, seguida pela Africa Creative  e pela GUT Brasil.

Samantha Hernandez, Chief Strategy Officer da GUT México recebeu o prêmio concedido à agência brasileira da rede, segunda colocada no Grand Slam. Ela atua no escritório mexicano da agência desde sua abertura em junho de 2021, após deixar o mesmo cargo no grupo Publicis naquele país.

“O FIAP 2025 confirmou que a Iberoamérica está vivenciando uma era de ouro em sua história criativa”, afirmou Daniel Marcet, CEO do festival.

“Esta cerimônia não celebra apenas os prêmios, mas também a paixão de uma indústria que se reinventa diariamente, que aprende a colaborar, a ouvir e a construir valor a partir de ideias. Hoje, mais do que nunca, a criatividade é a ponte que une culturas e molda o futuro”, completou.