Ação Social
ROMANCE DE LATINHAS NA QUESTÃO DO CLIMA
Publicado emCampanha do Instituto Limpa Brasil visa conscientização ambiental em tempo de COP 30
Criada pela agência alegriaR com o conceito “Não há clima que resista a lixo jogado na rua, utiliza o duplo sentido da expressão “sem clima” para falar sobre o tema urgente do descarte inadequado de resíduos.
A iniciativa faz parte do #MutirãoCOP30, movimento incentivado pela Presidência da COP 30, e será divulgada nas redes sociais e nas ações do Instituto durante o evento, em Belém do Pará.
No filme, duas latinhas, Josi e Mário, se conhecem em um cooler, se separam e voltam a se reencontrar após passarem pelo ciclo de descarte e reciclagem. De forma lúdica, a narrativa mostra que o fim de um relacionamento pode até acontecer, mas o ciclo dos materiais nunca deve terminar na rua.
Na cena final, o reencontro das latinhas ganha um desfecho simbólico e divertido, já que aparecem juntas novamente, agora ao lado de Josimar, uma latinha menor, resultado do reuso e da renovação, numa metáfora bem-humorada sobre amor, vida e sustentabilidade.
“Em meio a tantos conteúdos técnicos e dados alarmantes sobre as questões climáticas, sobretudo às vésperas da COP30, quisemos trazer uma mensagem lúdica, que chamasse o público ao engajamento por meio de uma história de amor e magia”, explica Marcelo Reis, fundador da alegriaR e nome igado a ações ambientais, como o Movimento Volta Pinheiros.
“A campanha reflete o que o Limpa Brasil sempre defendeu, que o clima do planeta começa nas atitudes de cada um. Ao limpar, reciclar e educar, cada cidadão contribui diretamente para a mitigação da crise climática”, afirma Edilainne Pereira, diretora executiva do Instituto.
Para Luciana Abade, coordenadora de Mobilização da Presidência da COP, o projeto reforça o papel da sociedade civil.
“Entidades como o Limpa Brasil ampliam o alcance da conscientização ambiental, mostrando que grandes soluções dependem da colaboração de todos”, finaliza.
