Internet
MERCK REVELA SINAIS DA ESCLEROSE MÚLTIPLA
Publicado emWebsérie com a modelo Carol Ribeiro mostra formas de conviver com a doença
Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a Esclerose Múltipla, doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, a Merck, que no segmento de saúde produz medicamentos para doenças crônicas e raras, lança a webserie “Por Trás dos Sinais”, criada pela Giusti Comunicação, do grupo FSB.
Em seis episódios, apresentados pela modelo Carol Ribeiro, diagnosticada com a doença há dois anos, a série aborda com convidados os primeiros sintomas, diagnóstico, cuidados e tratamento médico especializado.
No Brasil, estima-se que existam 40 mil casos da doença, conforme a Federação Internacional de Esclerose Múltipla e Organização Mundial da Saúde, geralmente pessoas jovens, entre 20 e 40 anos de idade, predominando entre as mulheres.
Fundada em 1668 por Friedrich Jacob Merck em Darmstadt, Alemanha, está presente no Brasil há 100 anos.
“A esclerose múltipla faz parte da minha vida, mas não me define. Ao participar de Por Trás dos Sinais, me emocionei muito e quero mostrar que, por trás do diagnóstico, existem pessoas que continuam produzindo, amando e construindo, mesmo com todos os desafios que a doença nos impõe”, diz Carol.
Entre os entrevistados estão Luiza Maia, criadora do canal “Múltiplas Crônicas”, que realizou o sonho de ser mãe 11 anos após o diagnóstico. Ela explica que com orientação médica, hoje é possível viver a maternidade com a doença.
O neurologista da modelo, doutor Rodrigo Thomaz, coordenador Médico do Promielina, Centro de Excelência em Esclerose Múltipla e Doenças Desmielinizantes do Hospital Israelita Albert Einstein, explica como os avanços da medicina têm garantido qualidade de vida aos pacientes.
O doutor Guilherme Olival, diretor médico da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, enfatiza a necessidade de reduzir o tempo entre os primeiros sinais e o diagnóstico, alertando que a demora pode comprometer a qualidade de vida dos pacientes.
“Sabemos que cada história com a Esclerose Múltipla é única, e nosso objetivo é acabar com o preconceito, incentivar o diagnóstico precoce e garantir que mais pessoas tenham acesso a tratamentos que permitam viver bem o presente e o futuro”, afirma.
“A campanha Por Trás dos Sinaisé uma iniciativa fundamental para desmistificar a esclerose múltipla e trazer otimismo, baseado nos avanços da ciência. Ao contar experiências de pacientes e a expertise dos médicos, estamos ampliando a conscientização para toda a população, enquanto oferecemos esperança e encorajamento a todos que já convivem com ela”, completa o doutor Fabio Armentano, gerente médico de Neurologia & Imunologia da Merck.
Criação de Daniela Dahrouge, Fernanda Bassani e Luisa Bornhausen. Produção da Santeria, com direção de Oscar Delamanha, fotografia de Gino Jr. e produção executiva de Igor Castro. Áudio de Mateus Gageiro.
