Mercado
DE OLHO NAS MARCAS E NO CALENDÁRIO
Publicado emCom a aproximação de grandes eventos esportivos, Felipe Soalheiro anuncia a Playmaker
Ex-diretor executivo de Negócios da DPZ, agência que deixou em agosto após quase 2 anos, Felipe Soalheiro apresenta a Playmaker, especializa em em conectar empresas ao universo esportivo e transformar investimentos em vantagem competitiva.
A empresa, lançada neste mês de outubro, vislumbra um calendário futuro de grandes eventos esportivos, propícios para estratégias de marketing das marcas.
O objetivo é representar os interesses de marcas e agências junto a ligas, entidades, clubes e atletas, traduzindo o potencial do esporte em resultados concretos com o suporte de inteligência de dados que identifica as propriedades mais alinhadas a cada anunciante.
Felipe Soalheiro tem ma trajetória sólida no Brasil e no exterior em projetos unindo grandes marcas a algumas das maiores propriedades esportivas do mundo.
Com uma carreira que inclui Africa Creative e Ketchum Sports & Entertainment, do grupo Ominicom, DPZ do Publicis Groupe, Octagon, do IPG e IMG Endeavor, Soalheiro liderou iniciativas junto à FIFA, Conmebol, CBF, Jogos Olímpicos, NFL, NBA e praticamente todos os grandes clubes do futebol brasileiro.
O executivo participou da negociação e gestão de acordos que somam mais de R$ 1 bilhão em investimentos em patrocínios esportivos, representando marcas como Budweiser, Brahma, Itaú, Vivo, Mastercard, Nike, Samsung, Coca-Cola, Ford, P&G, EA Sports e Sportingbet.
Essa bagagem confere à Playmaker não apenas credibilidade, mas também repertório estratégico para orientar marcas em um território cada vez mais disputado.
Formado em Administração de Empresas, Soalheiro tem Certificado em Marketing de Esportes, Entretenimento e Eventos pela New York University.
“O que a Playmaker oferece é a visão estratégica de quem conhece profundamente o mercado esportivo, aliada à compreensão dos objetivos das marcas. Entramos como intérpretes, articuladores e representantes dos interesses dos anunciantes dentro do esporte para transformar acordos e patrocínios em vantagem competitiva, relevância cultural e resultados de negócio”, afirma Soalheiro.
Além do atendimento direto a marcas, a Playmaker também se posiciona como parceira estratégica das agências de publicidade, oferecendo uma atuação plug and play que agrega inteligência de mercado e visão de negócio para campanhas, projetos especiais e concorrências.
“As agências são parceiras importantes, especialmente diante da aproximação de um novo ciclo de grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo da FIFA de 2026, no Canadá, México e EUA, a Copa do Mundo Feminina de 2027, no Brasil, e os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles”, diz o executivo.
A Playmaker surge apoiada em uma rede internacional de parceiros que já trabalham com algumas das maiores marcas patrocinadoras do esporte, dentro e fora do Brasil. Entre eles estão a Jogo., agência criativa especializada em esportes e entretenimento, fundada por Matías Menéndez, com portfólio que inclui Michelob Ultra, Budweiser, Corona, Zé Delivery e Netflix.
Também integram essa rede a Entourage, sediada em Londres e liderada por Paul Brighten, que atua globalmente em patrocínios e representa lendas como Roberto Carlos, Zlatan Ibrahimovic e Thierry Henry, e a Play/r, de Raphael Tavares, especializada em influenciadores e creators, incluindo atletas em atividade, com foco em influência e relevância cultural no esporte.
A Playmaker já inicia as operações com uma carteira de clientes de peso. Além da condução de negociações de patrocínio em andamento para grandes marcas, a empresa tem acordos com o clube inglês Manchester City, por meio de sua área de Global Partnerships, a WSC Sports, empresa de tecnologia esportiva baseada em IA e sediada em Nova York, e a Cromotransfer, para intermediação e gestão de acordos com entidades como a FIFA.
“A Playmaker se posiciona como uma first stop shop, a primeira parada para marcas que desejam entrar ou se aprofundar no esporte, combinando inteligência, criatividade e visão estratégica. Nosso foco é garantir decisões mais acertadas, projetos impactantes e ações que gerem retorno claro em resultados de negócios”, conclui Felipe Soalheiro