Festivais
EL OJO APRESENTA EDIÇÃO 2025
Publicado emCriador e presidente do festival falou para profissionais do país no Havas Café
Santiago Keller promoveu mais uma vez em São Paulo um encontro com publicitários brasileiros lançando oficialmente a 28ª edição do El Ojo de Iberoamerica.
O evento, realizado no Havas Café nesta quinta-feira (2) reuniu alguns dos principais nomes da indústria criativa brasileira.
O festival criado no final dos anos 90 com o objetivo de olhar mais além do que acontecia em premiações da região, será realizado de 12 e 14 de novembro, em Buenos Aires, no Centro de Convenções La Rural, em Palermo. As Inscrições estão abertas até o próximo dia 10 de outubro.
Santiago apresentou os presidentes de Júri e palestrantes brasileiros, reafirmando a importância do Brasil para o festival.
Na ocasião, foram antecipadas novidades da programação internacional, como os novos integrantes do Salão de Honra do Talento Latino 2025, que fará uma homenagem póstuma ao publicitário Washington Olivetto.
Lançado em 2022, o Salão de Honra ao Talento Latino é o espaço do Festival El Ojo que preserva a memória e homenageia líderes fundamentais para a construção de uma indústria criativa latina relevante, integrada e de destaque global.
Já receberam o reconhecimento nomes como Marcello Serpa e Agulla & Baccetti (2022), Toni Segarra e Ana María Olabuenaga (2023), e Pablo del Campo e José Miguel Sokoloff (2024).
Além de Olivetto, neste ano serão homenageados o argentino Hernán Ponce e Juan Carlos Ortiz, da Colômbia.
“Desde sua criação, em 1998, o El Ojo se consolidou como o mais importante festival de criatividade com perspectiva latina, destacando-se como o único da região presente no ranking WARC, que reúne os festivais de maior relevância global. Mais do que um evento de premiação, é um espaço de inspiração, reflexão e reconhecimento, que valoriza a potência criativa da Iberoamérica frente ao cenário internacional”, disse Santiago.
O festival avalia de 20 categorias de trabalhos de comunicação, entre elas + Mulheres (Criativas e Diretoras de Cena, e todos os inscritos concorrem automaticamente a prêmios como o El Ojo Local – Melhor Ideia por País e participam da definição dos prêmios de Desempenho Local e Regional, que reconhecem os profissionais e empresas que mais se destacam na região.
Atento às transformações tecnológicas, o El Ojo atualizou seus padrões e medidas de integridade, exigindo que os participantes declarem se houve uso de Inteligência Artificial em alguma etapa da criação ou produção das peças, além de validar um código de conduta ético. O objetivo é garantir que as ideias premiadas sejam genuínas, responsáveis e representativas.