Memória
A VOZ DO AEROPORTO SE CALOU
Publicado emMorreu no Rio de Janeiro aos 84 anos Iris Lettieri, a voz do Galeão, do BRT e outros aeroportos
Ela marcou gerações com suas inconfundíveis intervenções nos auto-falantes do atual aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, desde os anos 70.
Iris Lettieri Costa, carioca em 26 de agosto de 1941, morreu nesta quinta-feira (28) na sua cidade.
Uma das mais famosas locutoras brasileiras Iris atuou também como atriz, modelo e cantora. Foi a primeira mulher a apresentar telejornais no país e marcou sua carreira ainda divulgando marcas no rádio e na televisão.
Sua voz também foi ouvida por passageiros em vários aeroportos brasileiros, incluindo Guarulhos, em São Paulo.
Ela foi contratada em 1976 pela Infraero para gravar os anúncios de voos no Galeão, com sua voz macia e sensual e, mais tarde, em Guarulhos e Congonhas (São Paulo), Eduardo Gomes (Manaus) e Foz de Iguaçu.
Antes de ser a “voz do aeroporto”, Íris também foi a voz feminina que marcava a hora certa na Rádio Relógio.
“O RIOgaleão lamenta o falecimento de Íris Lettieri, voz inesquecível que marcou gerações nas rádios e nas mensagens do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Seu trabalho se tornou parte da memória afetiva de milhares de passageiros que passaram pelo Tom Jobim. Manifestamos nossa solidariedade à família, amigos e admiradores dessa profissional que ajudou a escrever a história da aviação e da comunicação no Rio de Janeiro”, é o texto de comunicado publicado pelo principal aeroporto carioca.