Inspiração
O COMERCIAL DA COCA QUE SEDUZIU O ENGENHEIRO
Publicado emVP executivo do McCann Worldgroup no México foi impactado por filme histórico de Coca-Cola
Formado em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Morelia, México, Agustin Cardenas Rodriguez concluiu o curso em 2002, mesmo ano em que um icônico comercial argentino de Coca-Cola ganhou o mundo. E seu coração.
Tanto que após estudar Administração e Negócios também nos Estados Unidos e trabalhar no grupo Posadas, líder no setor hoteleiro mexicano, com mais de 180 hotéis e 29 quartos no país e no Caribe, ele finalmente chegou ao mercado publicitário.
Entrou no grupo McCann pela agência de marketing direto MRM em 2016, até chegar à posição atual de vice-Presidente Executivo do McCann Worldgroup no México.
Entre as marcas para quem comandou a realização de projetos estão IKEA, Chevrolet, Volkswagen, VISA, HSBC, Banorte, Santander, Invex e Grupo Modelo.
O comercial de Coca-Cola que ele destaca com inspiração na publicidade foi criado pela Mercado McCann argentina. “Para Todos” ganhou todos os prêmios possíveis em festivais de propaganda.
O filme foi um marco na comunicação da marca, especialmente por seu apelo universal e sua capacidade de ressoar em diferentes contextos de crise. O comercial, que mostra pessoas de diversas origens e condições sociais compartilhando uma Coca-Cola, foi adaptado em várias ocasiões, incluindo a homenagem a Nelson Mandela e uma mensagem inclusiva para pessoas com deficiência na Alemanha.
Agustin também cita um filme da Volvo que mostra uma espetacular proeza realizada pelo astro de Hollywood Jean-Claude Van Damme, que se equilibra entre dois caminhões dando ré.
Finalizando, fala da campanha “Invisible Influencers” da Chevrolet México, que recebeu o prêmio Grand Effie em 2021 por sua eficácia em publicidade. A campanha, criada pela Sancho BBDO e OMD, abordou a influência da marca na comunidade através de personagens que não eram influenciadores tradicionais.