Campanhas

PROJETO CHEGA À HISTÓRIA REAL

Publicado em

Após ficções “Leia para uma Criança”, do Itaú, ganha história real de superação e sucesso

Pela primeira vez uma história real ilustra a campanha do projeto “Leia para uma Criança”, do Itaú Unibanco. Tão emocionante quanto os premiados “Robô” e “Astronauta”, o novo comercial, criado pela DPZ&T, conta a trajetória do jovem Thompson Vitor, que passou em 1º lugar no exame do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte em 2015.

O programa do Banco através da Fundação Itaú Social, distribui livros gratuitos e incentiva a leitura na primeira infância, reforçando o potencial dela como agente transformador dos indivíduos, famílias e da sociedade.

Thompson foi estimulado à leitura pelos livros que Rosângela Marinho, sua mãe, começou a encontrar no Lixão de Paço da Pátria, em Natal, onde buscava material reciclável.

A campanha multiplataforma ilustra mais uma vez o efeito da leitura durante os primeiros anos da criança com a grandiosidade exigida pela importância do tema. Além do material que ajudava no sustento familiar, dona Rosângela  também procurava diariamente por livros descartados, os levava para casa e lia as histórias para seus filhos.

Quando aprendeu a ler, o próprio Thompson começou a se aventurar pelos conteúdos de diversos autores, e ansiava pelo fim de semana para mergulhar nos livros e quadrinhos levados para casa pela mãe. A persistência de Rosângela o levou a estudar mais tarde em Fortaleza, quando ganhou uma bolsa de estudos da Organização Educacional Farias Brito. Hoje, ele cursa Química na universidade de Rochester, em Nova York, nos Estados Unidos.

A história real é uma forma de comprovar o quanto é primordial o adulto entender a importância da imaginação e do acesso aos livros para o desenvolvimento das crianças. Neste caso específico, ouvir e ler histórias desde cedo geraram um impacto definitivo no futuro de Thompson e de sua família, levando-o para um caminho incrível que não seria possível sem a educação”, diz Eduardo Tracanella, diretor de Marketing Institucional do Itaú Unibanco.

“Durante todos esses anos, passamos pelo lúdico, fizemos a fantasia se unir ao mundo real, abrimos uma nova frente focada em valores, representatividade e empoderamento feminino. Agora, temos um exemplo concreto do dia a dia, um incentivo para que ninguém deixe os livros parados. Até mesmo aqueles que são jogados fora têm potencial de transformar a vida das pessoas”, completa.

 

Para contar a história inspiradora de Thompson e Rosângela, foram feitos dois filmes. Um, contado do ponto de vista adulto, a mãe, que imagina um futuro promissor para seu filho, e outro que segue a visão da criança, ilustrando a consequência da leitura na vida de Thompson.

Com produção da Saigon e direção de Vellas, fotografia de Augustin Claramunt, direção de arte de Guilherme Marini e produção executiva de Marcelo Altschuler, os filmes foram captados em São Paulo e mais uma vez contam com trilha sonora gravada com um coral de crianças. Desta vez, reinterpretando a música “Dirty Paws”, da banda Of Monsters and Men.

“Estamos evoluindo a narrativa dos últimos anos de campanha, agora buscando inspiração numa história real. Uma das fortalezas do Leia para uma Criança é a consistência da mensagem. A história do Thompson e da Rosângela mostra o quanto essa iniciativa é fundamental. Afinal, todos os pais projetam o tempo todo um futuro melhor para seus filhos. Da mesma forma, toda criança gosta de sonhar; seja com uma viagem ao espaço, construindo robôs, imaginando um mundo melhor”, explica Rafael Urenha, CCO da DPZ&T. 

Os filmes terão desdobramentos no ambiente digital com uma série de pílulas com entrevistas de Thompson Vitor e Dona Rosângela falando sobre cenas marcantes dos comerciais.

A DPZ&T também assina ações em parceria com a Globo. Além de inéditas, buscam execuções originais dentro do formato tradicional de merchandising. A primeira delas irá ao ar nesta quinta-feira (10) durante uma cena da novela “Bom Sucesso”, transcendendo os limites da ficção.

Paloma, personagem da atriz Grazi Massafera, será impactada pelo filme focado em Thompson Victor ao mesmo tempo dos espectadores num break exclusivo. A novela retornará com a Paloma falando sobre o quanto ficou encantada com a história. Ela pensará na possibilidade de promover uma palestra de Thompson na escola, o que se tornará o gancho para a próxima ação, que irá ao ar no capítulo do dia seguinte, sexta-feira (11). Mas como Thompson está fora do país, ele fará questão de enviar um vídeo para passar uma mensagem importante à turma sobre o quanto à leitura é essencial para o desenvolvimento das crianças.

A criação é de Rafael Urenha, Silvio Amorim, Giampietro Zanon, Thomaz Dantas, Bruno Landi, Raphael Lucone, André Choairy e Vinícius Curi, com direção criativa de Silvio Amorim, direção executiva de Rafael Ziggy e direção geral de Rafael Urenha. Som da Satélite Áudio, com produção e direção musical de Roberto Coelho e Kito Siqueira.