Out Of Home

BAHIA HOMENAGEIA NO DIA DO OUTDOOR

Publicado em
Central de Outdoor da Bahia tira o chapéu pro Raul

Instituído em 2009 através de lei municipal do vereador Sandoval Guimarães, da Câmara Municipal de Salvador, o Dia Nacional do Outdoor atualmente é comemorado em diversas cidades brasileiras.

A cada celebração, a Central de Outodoor da Bahia, cuja data de fundação inspirou a homenagem ao meio, cola cartazes na capital destacando personalidades da comunicação que com sua trajetória profissional contribuem para o desenvolvimento dessa mídia.

Neste ano, o homenageado foi Raul Nogueira Filho, ex-presidente da Central de Outdoor Nacional entre 2006 e 2010 e sócio da Contato Brasil. Além dos cartazes, também haveráe uma celebração na Câmara de Vereadores de Salvador nesta quinta-feira (29).

A peça, confirmando a criatividade do meio, faz uma referência bem humorada ao famoso quadro “Pra quem você tira o chapéu?”, criado em 1974 por José Messias e consagrado pelo apresentador Raul Gil, em seu programa.

O outdoor foi o primeiro meio publicitário utilizado pela humanidade para divulgar seus produtos, serviços e ideias. Tudo começou com as inscrições pré-históricas dos homens das cavernas, já que pedras talhadas em alto relevo eram os “outdoors” usados para anunciar vinhos na Mesopotâmia.

Na Roma antiga, qualquer pessoa podia anunciar produtos e serviços, escrevendo com carvão em tiras de metal instaladas nos muros. De 1480 até 1820, o cartaz era apenas um texto tipográfico com uma vinheta.

Em 1772, a profissão de colador de cartazes foi regulamentada. No Brasil, os primeiros outdoors foram feitos com estruturas de ferro, e anunciados nos bondes. Eles eram pequenos, recortados de forma oval e fixados em postes.

Nos anos 1970, o prefeito do Rio de Janeiro mandou instalar tabuletas na cidade, apenas para homenagear a estada da Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, no Brasil. Para padronizar a operação do veículo, em 31 de agosto de 1977 foi criada a Central de Outdoor, que em 2005 lançou um Atlas de Cobertura com informações sobre empresas do setor em todo o Brasil.