Cannes 2019
CAMPEÃO NA MÍDIA E EM CANNES
Publicado emGoleiro que viralizou na Internet acumula prêmios com campanha de segurança no trânsito
Aderbar Melo dos Santos Neto, paraibano de Campina Grande, 29 anos, se tornou profissional há 9 e desde então joga no gol do Clube Athletico Paranaense. No campo, conquistou um campeonato regional, em 2016, e o título da Copa Sul Americana de 2018.
Nesse mesmo ano, porém, acabou campeão também na publicidade. Em 13 de maio do ano passado, minutos antes de começar a partida entre seu time e o Atlético Mineiro, foi flagrado mexendo no celular em pleno gramado.
Era uma campanha criada pela Tech and Soul para a Uber em referência ao Maio Amarelo, mês de prevenção de acidentes de trânsito. E a ação vem rendendo prêmios para a agência e o anunciante desde então, especialmente nesta edição do Cannes Lions.
Até agora, o case “Distracted Goalkepper”, um alerta contra o uso de celular em situações que exigem atenção e segurança, como no volante ou na defesa do gol, já conquistou nada menos do que 7 Leões no evento, sendo 2 de Prata e 5 de Bronze, nas áreas de Media, PR, Outdoor, Direct, Sport for Good e Brand Experience.
Esse sucesso deixa para trás até a suspensão de 1 partida que recebeu da CBF e a multa de R$ 50 mil aplicada ao time. Também faz esquecer que naquela partida o Athletico perdeu de virada para o xará mineiro e que o segundo gol foi um “presente” de Santos para o adversário (assista aqui).
A grande vitória nessa história, porém, é de uma agência que mal completou dois anos de operação e que além do Athletico Paranaense, atende o banco BTG Pactual, Locaweb, grupo de ensino Positivo, o Instituto Sou da Paz, e a Bienal, entre outras marcas.
Se lamentaram a derrota no jogo que proporcionou o case, os sócios Flavio Waiteman, Claudio Calim, Fernando Amino e Claudio Gora festejam o sucesso da criativa ação e a certeza de que, como afirmaram no início, realmente montaram uma agência que atua de uma forma diferente.