Datas

SITE DE BOATOS CELEBRA 1º DE ABRIL

Publicado em

Criado em 2013 com o objetivo de checar e desmentir fake news, o site Boatos.org lança campanha nesta segunda-feira, 1º de abril, Dia da Mentira.

Criado pela agência mineira Filadelfia, um vídeo em animação conta a incrível história de Matsutomo Yamaguchi, vítima da bomba de Hiroshima aos 29 anos de idade, e que só morreu aos 93, de câncer no estômago.

A bomba matou mais de 100 mil japoneses. Yamaguchi, voltou para sua cidade Nagasaki e é protagonista da história real que serviu de base para o conceito da campanha: “A verdade pode parecer mentira. A mentira pode parecer verdade. Saiba diferenciar”.

O site Boatos.org compila e desmascara mentiras que são contadas online, prestando um serviço ao usuário da internet. A campanha no No Dia da Mentira visa conscientizar as pessoas sobre as fake news, com uma história inacreditavelmente real.

O vídeo foi produzido pela Março Produçõe,. com trilha sonora da Oitava, assinada pelo maestro Flávio Guerra. A campanha será divulgada na internet e nas redes sociais. Cliente, agência e produtoras esperam que o vídeo seja espalhado com a mesma velocidade das notícias falsas que costumam chegar nas redes sociais e via whatsapp.

Criação de Manuel Rolim e Ricardo Matos, com direção criativa de Dan Zecchinelli e Rolim. Direção do vídeo de Leo Drigo e Pedro Branco. Story board de Rafael Pires e Eduardo Bruekers. Concept e Design de Personagens de Leandro Lassmar. Animação de Eduardo Bruekers, Breno Rohr e David Lucas e Melissa Nagano.