FIAP 2018

FASTER, BETTER & CHEAPER

Publicado em

Estrela do FIAP 2018, sir Martin Sorrell decreta novo modelo no mercado da comunicação

Reyes e Sorrell na abertura do FIAP 2018

 

(de Buenos Aires) Após investir 300 milhões de euros na sua volta ao mundo da comunicação, Martin Sorrell aplica a fórmula “Mais rápido, melhor e mais barato” para recomeçar uma concorrência com os maiores grupos globais.

Novo dono da holandesa Media Monks, produtora de conteúdo diferenciada, Sorrell foi o personagem principal do primeiro dia da edição 49 do Festival Ibero Americano de la Publicidad, que acontece no Hotel Faena e Faena Art Center, em Buenos Aires.

O fundador do WPP participou de um Questions  & Answers com 70 convidados, de coletiva de imprensa e finalizou a programação do dia com uma palestra para um auditório lotado.

Sorrell deixou o WPP em maio deste ano e em julho venceu sua antiga holding numa disputa para adquirir a Media Monks. A agência de conteúdo de Amsterdã tem o perfil que ele procura para reconstruir um novo império da comunicação.

Em seu relato, Martin Sorrell não poupou as grandes corporações da propaganda e afirmou que é preciso mudar a visão do negócio diante das transformações tecnológicas que se aplicam à atividade.

De olho em mercados emergentes como a América Latina, a China e o mercado hispano dos Estados Unidos, disse que os clientes vão migrar para quem fizer o trabalho mais rápido, melhor e cobrar menos.

Para tanto, além de contar com os recursos digitais, explicou que também é preciso olhar para as novas plataformas e canais de vendas. Citou por exemplo o Amazon como uma mídia poderosa, na medida em que 55% dos consumidores norte-americanos vão às suas páginas na Internet para pesquisar produtos.

Da mesma forma, afirmou que é preciso considerar Ali Baba como outro meio importante, assim como a migração de verba publicitária para o Google e o Facebook.

Sobre a Media Monks brasileira, ainda um pequeno escritório em São Paulo, Sorrell disse que está prestando atenção ao mercado para implementar as mudanças necessárias e também avaliar novas possibilidades de negócios.

RUMO AOS 50

Valente, Keka, André e Alê: jurados brasileiros

O novo FIAP, que estreou no ano passado com Rodrigo Figueroa Reyes como sócio de Daniel Marcet e CEO do evento, prepara-se para celebrar seu 50º aniversário em 2019. O festival foi criado em 1969 na cidade de Rosário, teve duas fases itinerantes e um período de 20 anos na capital argentina, para onde voltou em 2017. Antes, realizou duas edições na cidade do México e três em Miami.

O Brasil está representando nesta edição 2018 por Sergio Valente, diretor de Comunicação da TV Globo, presidente do júri de Inovação, e pelos jurados André Marques, vice-presidente de Criação da WMcCann (Formatos), Keka Morelle, diretora de Criação da Almap BBDO (Anúncios) e Alê Lucas, diretor de cena da Bossa Nova Filmes (Produção).

O FIAP conta com parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade de Buenos Aires  e patrocínio do Facebook, Coca-Cola, Media Monks, Infobae, Dentsu, Viacom e Turner.