FIAP 2018

FIAP AMPLIA PRAZO DE INSCRIÇÕES

Publicado em
Rodrigo: mudanças significativas

À espera dos melhores trabalhos dos países ibero-americanos, indicativos das tendências da região na comunicação e marketing, o Festival Ibero Americano de la Publicidad estende o prazo de inscrição de peças e campanhas até o próximo dia 17.

Uma semana depois, entre 23 e 26 de setembro, realiza sua 49ª edição no Faena Hotel e Faena Art Center, em Buenos Aires. O Fiap, que nasceu em 1969 na cidade de Rosário, na Argentina, é o mais tradicional evento do setor na região.

Durante alguns anos teve sede itinerante, e na última década reuniu profissionais em Miami e na Cidade do México, retornando à capital argentina em 2017.

Martin Sorrell, a maior atração

A volta teve relação com mudanças significativas em seu desenvolvimento e forma de avaliar trabalhos, com o apoio do governo da província e também com a preparação de seu cinqüentenário, em 2019.

Além disso, o comando societário do festival também teve alterações, com a entrada de um grupo investidor que se juntou à família Marcet e com a definição do publicitário Rodrigo Figueroa Reyes como novo CEO, passando Daniel Marcet ao cargo de chairman.

A maior novidade do novo FIAP é o modelo inédito de julgamento de trabalhos, agora avaliados apenas sob quatro disciplinas, que representam as iniciais do festival: Formatos, Inovação, Anúncios e Produção.

Da mesma maneira, além dos ouros, pratas e bronzes, o gran Sol do FIAP é concedido como um Grand Slam, às melhores performances nas quatro

Na edição deste ano, a grande atração será sir Martin Sorrell, fundador do grupo WPP, que comandará palestra e também uma reunião privativa Q&A com 70 participantes, quando falará de seus planos de retorno à publicidade e investimento na América Latina.

O programa inclui também conferências, workshops, apresentação e premiação de startups e a competição Jovens Creativos, na qual o Brasil vai concorrer com a dupla da WMcCann formada pela diretora de arte Miranda Gleiser, e o redator Osvaldo Neto.

Sergio Valente (presidente) Keka Morelle, André Marques e Alê Lucas (jurados)

O Brasil também terá um  dos presidentes de júri, Sergio Valente, diretor de Comunicação da TV Globo, que comandará a área de Inovação. Nas outras disciplinas, os representantes do país serão André Marques, VP de Criação da WMcCann em Formatos, Keka Morelle, diretora de Criação da Almap BBDO em Anúncios, e Alê Lucas, diretor da Bossa Nova Films, em Produção.

Como explica Rodrigo Figueroa Reyes, esse novo olhar permite que os trabalhos sejam julgados com mais coerência diante dos avanços da tecnologia e sua inclusão no processo criativo.

Formatos vai avaliar conteúdo, na televisão, no rádio, nas redes, nas novas mídias. Tudo o que vem a ser os novos formatos de conteúdo. Inovação tem a ver com tudo o que é tecnologia, ações na rua e livestreaming. Anúncios é o tradicional, ou seja, televisão, rádio e vias públicas. E a produção é artesanal, as técnicas e, além das clássicas, como melhor direção, melhor iluminação, melhor spot televisivo, também a técnica de fazer streaming, técnica de um evento, técnica de show ou técnica de um conteúdo”, explica.