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EMPRESAS LANÇAM MAPA OOH

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Clear Channel, JCDecaux e Otima, principais empresas de Mídia Out Of Home do mercado brasileiro, lançaram nesta segunda-feira (26) o MapaOOH, com métricas de audiência para o setor, instrumento capaz de planejar essa mídia com dados de alcance, frequência e GRP.

Com investimento de R$ 12 milhões, o sistema foi criado para que agências e anunciantes possam planejar e avaliar campanhas de OOH com dados comparáveis aos de outras mídias. Em um primeiro momento, o MapaOOH abrangerá o mobiliário urbano dos mercados das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, mas com potencial de crescimento para outros formatos e outras capitais do País.

“A profissionalização do meio, com a chegada de players globais e empresas nacionais de grande porte, fez com que o setor crescesse de forma expressiva nos últimos anos”, explica Sérgio Viriato, gerente do projeto MapaOOH. “Faltavam, no entanto, dados concretos e um sistema viável para comprovar o impacto das campanhas. O MapaOOH nasce de um projeto audacioso iniciado em 2014, fruto do pioneirismo das três principais empresas do setor no Brasil.”

A pesquisa de audiência é desenvolvida por um consórcio internacional, com coordenação local, formado pela Ipsos Brasil, Ipsos UK, MGE Data, Telefonica e Logit. A metodologia utilizada, baseada nas diretrizes globais da Esomar, cruza dados dos inventários das empresas exibidoras, como tipos e quantidades de faces, com dados de deslocamentos de pessoas em seus diversos trajetos diários, levando em conta os diferentes meios de transporte. Todas essas informações são então lançadas num único sistema de geolocalização.

“Os dados mostram que o OOH atinge expressivos índices de alcance e frequência em diversos targets”, diz Viriato. “Considerando todo o inventário cadastrado no sistema, mais de 59% da população de São Paulo vê uma face de mídia exterior pelo menos uma vez por semana e no Rio este índice é de 55%. Em média, cada uma dessas pessoas é impactada 86 vezes por semana em São Paulo e 173 vezes no Rio. São mais de 490 milhões de impactos por semana em São Paulo e mais de 495 milhões no Rio.”

Para um roteiro combinado de 300 faces em cada cidade, com distribuição homogênea das faces, os números de alcance na população de mais de 15 anos em São Paulo e no Rio são de 29% e 38% respectivamente, com frequência média de 5,1 impactos por pessoa em São Paulo e de 10,1 no Rio de Janeiro, atingindo um total de 14 milhões de impactos em São Paulo e 20 milhões no Rio de Janeiro.

“Com os resultados que a pesquisa comprova, podemos chegar ao mesmo share de investimento de países como Japão, França e Inglaterra, que já usam métricas semelhantes à nossa”, completa o executivo.

O serviço está disponível online, por meio de um software que terá o seu acesso liberado para agências e clientes até o fim de 2018.