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Musa e De Tomazo: construir marcas relevantes é o papel da agência

Realizada no início do ano, uma pesquisa sobre a importância das marcas vem norteando o trabalho da Ogilvy e de suas áreas de Consultoria e Conteúdo. Foram avaliadas 50 delas, apuradas junto a outros levantamentos do mercado, e ouvidos mais de 2 mil consumidores entre 18 e 64 anos das classes A, B e C.

O resultado mostra que entre as 10 mais relevantes para o público, seis estão ligadas ao mundo digital, duas são da área de Beleza, outra do setor esportivo e a sempre presente Nestlé, ícone de confiança.

A classificação: Google em primeiro lugar, Facebook (2º), Natura (3º), Havaianas (4º), Netflix (5º), O Boticário (6º), Samsung (7º), Nestlé (8º), Apple (9º) e Nike (10º).

Com o título “We Make Brands Matter”, o estudo realizado também no México, Austrália, China, Estados Unidos e Reino Unido, mostrou que para o brasileiro, as marcas têm menos importância do que para o consumidor de países emergentes, e mais do que para cidadãos do primeiro mundo.

Isso mostra uma evolução da maturidade do brasileiro, que já náo se satisfaz mais com a ligação sentimental ou institucional com elas. “Nosso consumidor quer saber o que essas marcas podem fazer por ele”, explica Fernando Musa, presidente do grupo Ogilvy Brasil. “Nossa missão como agência é ajudar nossos clientes a construir marcas relevantes, que façam a diferença na vida das pessoas”, reforçou.

A pesquisa foi apresentada por Daniel De Tomazo, diretor geral de Planejamento da agência, que comandou o levantamento no país.

“Confiança”, “Imagem”, “Empoderamento”, “Fazer” e “Tradição” são os atributos mais valorizados pelo público em relação às marcas. E “Fazer é o que apresenta maior gap entre a expectativa, 21%, e a realidade da performance, 17%.

Para Musa, a grande surpresa da pesquisa diz respeito à Netflix, uma empresa nova e que já tem destaque em importância. “Vejo que as pessoas entendem que Netflix realmente faz e traz benefício para toda a família”, disse.

De Tomazo também destacou a presença de três marcas nacionais no ranking das 10 mais importantes para os brasileiros: Havaianas, Natura e O Boticário.

Elas são reconhecidas por serem de confiança, terem boa imagem ou até por empoderarem as pessoas, mas poucas estão associadas ao que é mais desejado no momento: “Fazer”.

As marcas devem fazer algo pelos consumidores na entrega, e até o marketing delas precisa prestar algum tipo de serviço. E é aí que entra o papel da agência”, explicou.