Festivais

FIAP 2017 MUDA E MODERNIZA PREMIAÇÃO

Publicado em

Além de voltar à Buenos Aires, onde se consolidou como o mais importante festival de comunicação publicitária de Iberoamérica, o FIAP do próximo ano também muda sua data, para setembro de 2017, e inova no formato da premiação.

Com novos sócios, como o grupo FiRe de Advertainment e Film Suez, o segundo mais antigo representante do Cannes Lions no mundo, o Festival Ibero Americano de la Publicidad 2017 será realizado no novo Centro de Exposiciones de Buenos Aires, na Recoleta.

Sob o comando do diretor geral Daniel Marcet, o FIAP vai unir a Publicidade com o Entretenimento e a Inovação Tecnológica e avaliar os trabalhos através de 4 únicas categorias: Formatos (F), Inovação (I), Advertising (A) e Produção (P).

Cada uma dessas categorias vai definir Ouros, Pratas e Bronzes, mas os Grand Prix terão novo conceito. Não serão mais escolhidos pelos júris, e sim eleitos por seus próprios méritos, desde que conquistem 1 Ouro em cada uma delas.

A obsessão do festival pelas letras iniciais que compõem sua denominação também vai determinar a programação, composta por uma Festa (F) de abertura, um encontro de Investidores (I) com startups, um dia de Audiências (A), e a entrega de Prêmios (P).

O grupo FiRe de Rodrigo Figueroa Reyes, criado na capital argentina, atual hoje em 8 países da região. O executivo, novo associado do FIAP, foi um entusiasta do retorno do evento a Buenos Aires, após 3 edições em Miami e 2 na Cidade do México.

Como ele diz, o FIAP é o único festival da região a caminho dos seus 50 anos, desde sua criação em 1969 e a primeira edição na cidade de Rosário. Itinerante no início, o evento foi realizado durante 20 anos na capital argentina, entre 1990 e 2010.

“O FIAP não é apenas mais um festival, já que o mercado está saturado deles. Mas foi o lugar que deu origem à publicidade criativa da região e que marcou sua história com nomes como Nizan Guanaes, Agulla & Baccetti, o diretor mexicano Alejandro Gonzalez Iñarritu, Marcelo Serpa, o espanhol Toni Segarra, Washington Olivetto, o colombiano José Miguel Sokoloff e Fernando Vega Olmos”, explica Reyes.

Como ele lembra, também foi o evento onde grandes nomes aprenderam como Leandro Raposo, Anselmo Ramos, Seba Wilhelm, Luis Miguel Messianu, Martin Mercado e muitos outros.

A apresentação do novo FIAP será realizada em março de 2017 em Buenos Aires.