Memória

ÍCONES DA PROPAGANDA NA FIESP

Publicado em

O Instituto Cultural ESPM abre as portas da exposição “Ícones que Marcam”, que fica aberta gratuitamente ao público até 11 de dezembro no Centro Cultural Fiesp, na avenida Paulista, em São Paulo.

Baseada nas coleções do fotógrafo Giácomo Favretto e do pesquisador Evandro Piccino, que resultaram num livro do mesmo nome, a mostra reúne centenas de imagens de personagens famosos de marcas, além de 140 comerciais antigos por eles protagonizados.

Entre os clássicos da propaganda brasileira, estão presentes o Homenzinho Azul de Cotonetes, a Galinha Azul da Maggi e o Frango da Sadia. Da publicidade mundial é possível recordar dos chocolatinhos M&M e a Turma Brava de Bardahl.

“Apesar de rico em histórias e cases de marketing, o Brasil tem um acervo e uma memória muito pequena para mostrar sua grandeza de criatividade. Nosso objetivo com essa exposição é valorizar a importância desses personagens para as marcas”, explica Geraldo Alonso Filho, diretor do Instituto Cultural ESPM.

Durante o evento serão exibidos comerciais históricos dos Cobertores Parahyba e as campanhas da Varig. Também estarão disponíveis seis diferentes minidocumentários, produzidos especialmente para o projeto.

O patrocínio da exposição e do livro “Ícones que Marcam” é do Bradesco, através da Lei Rouanet.