Televisão

QUERO VER VOCÊ NÃO CHORAR!

Publicado em
O 1º com Zacarias e a versão de 1985

Mais lembrado e premiado entre tantos comerciais emocionantes de Natal deste País, o coral de meninos do Banco Nacional, que encantou o público nos anos 70 e 80 é uma das atrações do programa “Grandes Nomes da Propaganda” deste domingo (20) às 21h30 na Record News. O quadro “Comerciais que Marcaram Época” mostra uma das muitas regravações desse clássico, de 1984, produzido pela MPM. A história, porém, começou muito antes. Lançado em 1º de setembro de 1969, o Jornal Nacional de Cid Moreira e Hilton Gomes, foi escolhido para iniciar a veiculação do filme de final daquele ano de seu patrocinador, o Banco Nacional. Criado pela agência JMM, o comercial precisava de uma trilha inspiradora. Lula Vieira diretor de Criação, foi procurar um dos mais destacados compositores da época, Edison Borges de Abrantes, o “Passarinho”, autor de canções de Dolores Duran e jinglista de sucesso. A música escolhida ia virar uma gravação convencional do conjunto de cantores cegos Titulares do Ritmo. A propaganda mudou a história e levou a canção para o filme do Banco Nacional. João Mauro Abrantes, filho do lendário Passarinho, confirma o relato. Em seu Blog, o publicitário Emilio Cerri, ex-parceiro de Lula Vieira na JMM, lembra ainda que no primeiro filme da série, o maestro do coral de meninos é ninguém menos que Mauro Gonçalves, o Zacarias dos Trapalhões, então um humorista em início de carreira, que inclusive se tornou garoto-propaganda do Nacional, personificando um gerente do banco em campanhas da marca. Na edição deste domingo, o “Grandes Nomes da Propaganda” apresenta uma entrevista com o diretor de Marketing do Banco Itaú, Eduardo Tracanella, sobre o conceito #issomudaomundo, o acordo entre o CENP e a ABEP, associação das empresas de pesquisa, a entrega dos prêmios Marketing Best e Eco e o incrível projeto “Chefes Especiais”, de inclusão social de portadores da síndrome de Down pela gastronomia, patrocinado pela Friboi.