Entrevista

COM DADOS SBT INTEGRA MARCAS E CONSUMIDORES

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Vicente Varela (foto de Lourival Ribeiro)

Ex-Chief Data Media Officer da Lew’Lara\TBWA, Vicente Varela deixou a agência após cinco anos para assumir a diretoria de Operações e Desenvolvimento Comercial do SBT.

Sua trajetória na emissora, no time do diretor executivo de Operações Fernando Justus Fischer, começou nesta segunda-feira (25), com objetivo de impulsionar o crescimento da empresa através da Geração de Insights e inteligência de mercado, Integração entre as áreas de Venda e Produto e Otimização da Produtividade Comercial.

Varela tem mais de 20 anos de experiência no mercado, como especialista em mídia, dados e negócios digitais. Formado em publicidade e propaganda, especialista em pesquisa de mercado pela Anhembi Morumbi, especialista em Liderança Criativa pela Berlim School e pós graduado em Administração de Empresas pela PUCRS.l

Em sua carreira também trabalhou em agências como Y&R, Fischer, HVS Havas Digital e DM9DDB.

Nesta entrevista ele fala dos seus projetos nesse novo desafio.


Sua experiência mais próxima de um veículo de comunicação foi na The Walt Disney Company/Maker Studios. O que representa agora para sua carreira assumir um cargo importante no Comercial de uma das maiores emissoras de TV aberta do país?

Este processo de transição de carreira é grandioso pelo tamanho do desafio, pois me permitirá ter uma visão mais completa sobre o ecossistema de comunicação. Estamos passando por um importante momento de empoderamento dos grandes produtores de conteúdo com o fim da era dos cookies. O SBT é um grande grupo de comunicação que vem passando por um importante momento de transformação em sua grade que consolida os grandes sucessos de seus programas, mas se abre para novos públicos com novos formatos, que produz grandes histórias e conteúdo que se amplificam com a TV e se horizontalizam na rotina de consumo por meio dos canais digitais do SBT e dos perfis dos conteúdos do SBT em redes sociais. A integração comercial desses conteúdos em ecossistema de comunicação é um grande desafio profissional.

O mercado atual está muito focado no digital e no streaming. Como pretende levar grandes e tradicionais anunciantes de TV para esses segmentos?

O SBT possui conteúdos de qualidade que estarão a serviços das diferentes estratégias de comunicação para gerar resultados através do consumo linear e por demanda.

Como promover a integração das marcas nas diversas plataformas em que atuam hoje os veículos? O SBT vem lançando uma série de novas atrações neste início de ano. Os programas apresentados também vão se valer de branded content além do patrocínio e veiculação de comerciais?

As integrações comerciais no SBT estão cada vez mais completas pois partem do nosso conteúdo linear, mas que se amplificam em nossos canais digitais, o que garante a oportunidade para que marcas possam impactar consumidores de forma integrada, contextual e que se integram as narrativas dos conteúdos como vem sendo implementado na programação.

Nas agências em que atuou você sempre se utilizou de dados para planejar mídia. O SBT está preparado para oferecer informações capazes de sensibilizar agências e anunciantes?

O SBT está preparado para gerar soluções e resultados para anunciantes e agências, pois temos uma grande integração de uso de dados que nos permite aproximar marcas de diferentes perfis de consumidores.