Entrevista

GERDAU DIVULGOU ECONOMIA CIRCULAR COM IZA NO THE TOWN

Publicado em

Em sua apresentação no The Town, IZA em cenário diferenciado, mandou mensagem sobre reciclagem da sucata metálica e da economia circular em prol de um planeta melhor.

O palco foi montado palco com estruturas feitas com aço Gerdau 100% recicláveis, reforçando o papel de embaixadora de sustentabilidade da empresa.

A presença do material demonstrou a versatilidade e a modernidade do aço, que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades.

Pedro Torres, diretor de comunicação e relações institucionais da Gerdau, fala sobre a participação da empresa na primeira edição do maior festival de música de São Paulo.

Conhecida por sua propaganda geralmente institucional, a indústria do aço começa a mudar sua postura na comunicação associando sua marca a eventos, programas de sucesso na TV e artistas. Como ocorreu essa mudança?

O aço está presente na vida de todos nós. Por isso, somos uma empresa B2B, que vende um produto essencial, mas que para nós é Business to People. Queremos conectar a Gerdau com a sociedade em geral e não só com as empresas, transformando nossa marca em uma brand love da indústria brasileira. A companhia está em constante evolução, buscando ser cada vez mais ágil, sustentável, inovadora, diversa e inclusiva. Por isso, buscamos nos relacionar com parceiros que tenham os mesmos objetivos e que nos ajudem a ampliar nossa conexão com a sociedade em geral e a reforçar mensagens de sustentabilidade importantes, como a importância da reciclagem do aço e economia circular.

A Gerdau também já havia decidido investir a associação de sua marca à cantora de sucesso Iza?

A jornada do aço é extremamente potente e tem uma grande força de transformação. A IZA, foi embaixadora da sustentabilidade da Gerdau no The Town, foi uma das grandes estrelas do festival e representou a dedicação de brasileiros que, por meio de seu trabalho, traduzem o conceito de sustentabilidade na prática.


Qual o objetivo ao inserir sua divulgação em um festival como o The Town para falar com um público majoritariamente jovem?

A força de Gerdau está no modo como moldamos o passado, o presente e o futuro, buscando impactar positivamente a sociedade e engajar os atores dos ecossistemas em que trabalhamos inseridos na criação de um mundo melhor para todas as pessoas. Ao mesmo tempo, o The Town também teve o compromisso com a sociedade de ser agente ativo na construção de um mundo melhor, através de diversos projetos socioambientais.

O papel da Gerdau, como potencial protagonista no processo de transformação da sociedade, tem reunido cada vez mais ações conjuntas que permitam a troca de experiências, a identificação de oportunidades de melhorias e a interação com a atração do público jovem para que eles possam se engajar com temas centrais para o presente e o futuro.

A Gerdau já havia se incluído na comunicação do Rock in Rio 2022. Essa nova ação no The Town indica uma sequência de estratégia?

A história da Gerdau com a Rock World, empresa que promove o The Town e o Rock in Rio, começou no ano passado, na edição 2022 do Rock in Rio Brasil. Mais de 200 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável fizeram parte da construção da cenografia do Palco Mundo, o maior da história do festival. Lá, se apresentaram atrações nacionais e internacionais em mais 9 dias de evento, incluindo a cantora IZA.

Agora, estamos orgulhosos em ter levado o aço Gerdau 100% reciclável para o maior festival de música de São Paulo, reforçando o nosso compromisso em construir um futuro ainda mais sustentável e impactar positivamente as regiões em que atuamos.

Foram utilizadas aproximadamente 330 toneladas de aço 100% reciclável, isso é equivalente à fabricação de mais de 400 carros populares. Cerca de 80% das 330 toneladas eram de aço reciclável, o que reforçou o nosso compromisso com a sustentabilidade.

Tanto a Gerdau como a concorrente agora falam em futuro e sustentabilidade. É uma nova forma de fazer propaganda?

A Gerdau acredita que o incentivo à cultura induz o desenvolvimento humano e possibilita o acesso universal a experiências culturais diversas. As ações do presente levam as consequências do futuro e por isso reforçamos o nosso compromisso em construir um futuro ainda mais sustentável e impactar positivamente as regiões em que atuamos.

Queremos ser protagonistas na busca por soluções e disrupções inovadoras para o processo de descarbonização do planeta. Importante frisar que, para que o mercado global do aço chegasse ao mesmo patamar que estamos hoje, seria preciso que reduzissem em 50% suas emissões de gases de efeito estufa. Estamos sempre buscando aprimorar em todas as frentes da temática ESG.

Qual foi o motivo da IZA ter utilizado aço durante seu show no The Town?

A cantora IZA foi embaixadora da sustentabilidade da Gerdau no The Town e fez sua participação no palco do The Town 2023 no palco Skyline e os fãs se depararam com um cenário diferenciado. Para fomentar e potencializar a mensagem da reciclagem da sucata metálica e da economia circular em prol de um planeta melhor, a artista e embaixadora de sustentabilidade da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, optou por levar ao palco quatro estruturas feitas com aço Gerdau 100% recicláveis, que serviram de cenografia para a apresentação.