FIAP 2022

FIAP DESTACOU OS CASES SOCIAIS

Publicado em
Daniel: componente social

Daniel Marcet, CEO do Festival Iberoamericano de Criatividade, lembra que boa parte das peças vencedoras desta edição do FIAP, assim como aconteceu no último encontro em Cannes, são mensagens com uma grande componente social.

Três dos cinco prêmios mais importantes do FIAP foram para esse tipo de comunicação, sendo que os júris das quatro disciplinas do festival: Formatos, Inovação, Anúncios e Produção, destacaram e reconheceram por unanimidade.

Conforme ele explica, entre 41 ouros, 91 pratas, 93 bronzes, dois Grandes Prêmios e duas Menções Especiais, muuitas peças e campanha refletem a evolução da comunicação pós-pandemia, muito mais focada no compromisso social e com o planeta.

“Até há poucos anos, por regulamento, uma mensagem de Bem Público não podia ganhar um Grand Prix em nenhum dos festivais mais reconhecidos, já que havia um abuso da criação de ideias para festivais sem um briefing rigoroso por trás”, diz.

“Hoje, as campanhas mais impactantes e inovadoras, complexas e com estratégias bem elaboradas, são as que as agências de comunicação estão propondo às empresas de publicidade, para que suas marcas cumpram um novo papel na sociedade em que atuam”, afirma.

Porque, segundo ele, não são mais mensagens declamatórias, mas sim soluções concretas para problemas sociais e ambientais. Ideias que impulsionam ações reais para gerar as mudanças que o mundo exige de nós, sem perder de vista o sentido comercial, já que a imagem das empresas e suas marcas são notadamente beneficiadas pela opinião pública, ao mesmo tempo em que geram empatia e sentimento de pertencimento.

“Outro aspecto a destacar que este encontro nos deixou foi como a tecnologia digital potencializou a criatividade ibero-americana e a possibilidade de estabelecer uma interação muito fluida e eficaz entre marcas e consumidores. E, talvez uma das mais inovadoras dessas tecnologias, as NFTs, foi uma das estrelas deste FIAP, pois não só foi incorporada a categoria NFTs em Inovação, mas o Festival tornou-se o primeiro prêmio publicitário a reconhecer todos os vencedores, finalistas e participantes em suas premiações, com NFTs originais e intransferíveis”, explica.

No próxiimo mês de dezembro, o FIAP anunciará o Grand Slam, o Ranking da Ibero-América, no qual serão computados os vencedores e finalistas do prêmio mais importante em nível global: Cannes Lions, dos mais tradicionais e respeitados em nível regional, como o FIAP, e os vencedores do prêmio local mais importante de cada país.