Branding

O SONHO DE NÃO PRECISAR EXISTIR

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Parceira da Universidade Zumbi dos Palmares desde 2018, quando lançou um programa para inclusão de jovens negros no mercado de agências de publicidade, a Grey Brasil apresenta agora um rebranding da instituição.

Mirando o sonho de ver um dia reduzir a zero a desigualdade étnica e social causada por racismo, a universidade assina o novo conceito “Nossa missão é deixar de existir”.

O projeto inclui uma nova identidade visual com estampas padrões de tribos africanas, desenvolvida pela artista e grafiteira Tainá Lima, conhecida como Criola, que em seus trabalhos reflete a ancestralidade e espiritualidade africana de maneira moderna, sem deixar de ser genuína.

Fundada em 2003, a instituição de ensino privada é considerada a primeira na América Latina a ter como objetivo a inclusão de negros e pessoas de baixa renda no ensino superior.

Em seu novo posicionamento de marca, a Zumbi declara que por trás da decisão aparentemente radical, existe um nobre desejo, ou seja, viver em um mundo com as mesmas oportunidades e faixas salariais para brancos, pardos, índios e negros. Quando esse dia chegar, as palavras “quota” e “racial” não serão mais usadas na mesma frase. E assim a missão da Zumbi terá sido cumprida, tornando sua existência desnecessária para a sociedade.

“O rebranding da Zumbi é um marco importante para mostrar ao mundo, de maneira renovada, como a instituição é um lugar de vida, que acolhe quem não tem acesso à educação e emprego, num ambiente que cultiva e impulsiona a cultura negra. É para mostrar que a Zumbi é um lugar que existe para resistir contra o racismo e desigualdade que ainda persistem.” afirma Gustavo Dornelles, diretor de Estratégia da Grey Brasil.

“Para nós, o único caminho que iguala a todos é o conhecimento. É a educação plural, diversa, democrática, inclusiva e libertadora. Sem educação não há liberdade. Mudamos para focar, renovar, ampliar e começar tudo de novo. Agora com novas e diferentes cores, diferentes alvos, múltiplas formas e redobrada energia”, explica o reitor e diretor geral e Acadênico da Zumbi, José Vicente.

O trabalho da Grey contou também com a consultoria da professora e antropóloga Edilene Machado, que deu embasamento aos materiais produzidos de acordo com a origem dos padrões e seus significados para tribos africanas.

“O pattern (estampa padrão) é um elemento que se repete de maneira ilimitada, é uma imagem que podemos utilizar de várias formas. Adiciona interesse ao design, uma identidade, resgatas as origens dos alunos e funcionários, na sua grande maioria negros, e toca sua memória ancestral, rememorando a importância dessas cores, heranças dos nossos antepassados africanos em países como Egito, Gana e Sudão, entre outros”, explica Edilene.

Além de ser a nova cara de Zumbi nas redes sociais, a nova identidade visual da faculdade vai virar uma série de lambe-lambes espalhados pelos corredores da faculdade, estampando também materiais escolares e de escritório utilizados no campus.

Criação de Fernando Rihan, Igor Cabó, Criola, Caio Camargo e Gabriella Batista, com ilustração de Criola, direção criativa Tomás Correa e direção executiva de João Caetano Brasil.

Produção do filme da Vândalo, com direção de Black. Som da Antfood Music & Sound Design, com produção musical de Lou Schmidt, Fernando Rojo, Luis Bergmann, Pedro Curvello e Vinicius Nunes.