Entrevista
MUITO ALÉM DOS 30 SEGUNDOS
Publicado emInternet e redes sociais transformam comerciais em obras cinematográficas
Em entrevista ao expert em Marketing Decio Clemente, apresentador do programa “Propaganda & Negócios” do Alpha Channel, mostrei e comentei sobre os novos formatos de filmes publicitários.
Com o Youtube e as redes sociais, os comerciais deixaram de ter somente a função vendedora exercida nos filmes de 30 segundos exibidos nos breakes da televisão.
As novas plataformas permitiram aos realizadores criarem verdadeiras obras cinematográficas, de 3, 4 e até 5 minutos, promovendo um engajamento maior entre o público e as marcas.
Entre eles, o maravilhoso “Let Her Run”, criado pela agência Africa para o canal SporTV às vésperas das Olimpíadas de Tóquio, de 2020, realizada no ano seguinte em razão da pandemia do Coronavírus. A brilhante direção é de Rafael Damy, da Santeria.
O filme tem um enredo forte, mostrando como eram feitos os testes de gêneros para mulheres atletas, antes da determinação por contagem de testosterona.
Mesmo assim, continua sendo uma prática discriminatória, já que os homens não precisam passar por esse tipo de verificação.
Também falo da mudança de postura do Boticário em suas campanhas para o Dia das Mães, que começou no ano passado com o filme “Tormenta”, abordando a difícil relação entre elas e seus filhos adolescentes.
A agência que criou, Almap BBDO, é a mesma que produziu o filme com Inteligência Artificial juntando Elis Regina e a filha Maria Rita cantando na comemoração dos 70 anos da Volkswagen no Brasil.
Dove Real Beleza filme da Ogilvy que ganhou Grand Prix em Cannes é outra peça comentada no programa, assim como o primeiro filme publicitário de uísque protagonizado por uma mulher.