Agências
FAROFINO OFICIALIZA ENTRADA NO MERCADO
Publicado emApós quase um ano atuando em processo de soft opening, Patrícia Marco Soares e Romolo Megda lançam oficialmente no mercado a agência Farofino, preparada para todos os desafios de comunicação, do posicionamento de marca (branding) à operação do dia a dia, operando com uma estrutura horizontal e poucas camadas hierárquicas.
O posicionamento da Farofino é calcado nos pilares Estratégia, Criação, Design e Intuição. Os dois primeiros relacionados à formação profissional dos sócios. Com experiência em grandes empresas e liderando departamentos de planejamento em agências, Patrícia traz o olhar apurado e profundo sobre a estratégia das marcas. Romolo, com mais de 25 anos dedicados a criação em grandes agências, tem seu foco em dar o tom criativo adequado para cada cliente.
Já Design se refere à metodologia de trabalho, com ferramentas de Design Sprint e Design Thinking em uma metodologia própria denominada Farofino Design Lab. Por fim, a Intuição é o componente humano intrínseco ao processo de comunicação que, segundo os sócios, é analisar os dados e o contexto para entender o comportamento do consumidor, que é tão diverso quanto fluido.
“Propomos um olhar estratégico para os desafios do negócio com a profundidade das consultorias de branding, mas com a agilidade e entrega criativa para operar o dia a dia das contas, como as agências de publicidade”, diz Patrícia.
“Oferecemos desde o pensamento inicial de projetos de criação de marcas e branding até o planejamento e implementação de planos anuais de comunicação, com entregas full service, incluindo campanhas digitais e de performance, estratégia e criação de pauta de social, campanhas offline, incluindo OOH, TV e materiais impressos. Nosso modelo de negócios prevê desde projetos e Sprints de Estratégia e Criação até contratos mais longos com fee mensal onde cuidamos de toda a comunicação dos nossos clientes”, completa.
“Costumamos dizer que nosso modelo não é novo, nem velho. É justo”, diz Romolo, ao explicar que cada cliente paga por aquilo que precisa e pelo que a agência vai entregar.
“Acreditamos no simples, em processos descomplicados, na colaboração entre os times, na mão na massa de todos os envolvidos e em poucos níveis hierárquicos. E a Intuição é um plug-in que instalamos na análise dos dados que são muito importantes, mas não fazem o trabalho sozinho”, afirma.
“O cenário atual da comunicação é multifacetado, veloz e orgânico. A atuação das agências deve acompanhar essa nova realidade, por isso a importância de processos colaborativos e de co-criação para chegar nos melhores resultados na velocidade que os tempos atuais exigem”, enfatiza Romolo.
“A colaboração nos ajuda a acelerar a curva de aprendizado que qualquer agência tem ao iniciar o trabalho para uma marca. Através das nossas ferramentas de Design, podemos dizer que em um mês estamos totalmente inseridos no negócio do cliente”, explica Patrícia.
Entre os clientes já atendidos pela Farofino estão Strada, LogFintech do Agro que oferece produtos e serviços financeiros através de tecnologia. Strada é a maior plataforma do agro brasileiro, tanto para clientes B2B (embarcadoras, transportadoras, frotistas e rede credenciada de postos de combustível) quanto para clientes B2C, com um app para motoristas, sendo a única que atende toda a cadeia logística, de ponta a ponta.
Para o Edan Finance Group, uma instituição digital financeira com foco no público B2B que tem como principais clientes empresas de middle-market, a atuação full service da Farofino engloba desde planejamento estratégico e criação, até campanhas digitais, pautas de social media e materiais impressos para a marca.
Ensino Einstein (área de Educação da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein), teve campanha desenvolvida pela agência com foco nos diversos cursos da instituição, do ensino técnico à pós-graduação, passando pela graduação e por uma campanha institucional da marca.
A Farofino também acaba de fechar um contrato com a Orit, empresa de varejo second hand de jóias e relógios de luxo, com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, e-commerce e lojas em São Paulo, Campinas e também na Flórida, EUA, para o desenvolvimento de uma campanha de comunicação da marca.