Inovação

LAYS ENGANA OUVINTES CONTRA A DISCRIMINAÇÃO

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Elaine Trevisan

Torcedores que acompanharam pelo Youtube transmissão da rádio Bandeirantes do jogo amistoso Espanha e Brasil na última terça-feira (26), ouviram durante toda a partida os comentários de um tal Elias Taverin.

Na verdade, com voz alterada para o masculino, quem analisou a partida foi a jornalista Elaine Trevisan.

A ação idealizada pela Almap BBDO para LAY’S, teve como objetivo, mais uma vez, denunciar a discriminação em relação à participação de mulheres no futebol.

A marca, patrocinadora da UEFA Champions League feminina nos últimos anos, lançou esse experimento social para evidenciar a necessidade de reforçar o respeito às mulheres dentro e fora do âmbito do futebol.

A voz da jornalista foi alterada por uma voz masculina, nomeada Elias, em tempo real por meio de uma ferramenta de inteligência artificial. Ela participou como se fosse um comentarista homem convidado. Dias depois do jogo, Elaine revelou a ação em um vídeo nas redes sociais.

Ela participou da transmissão ao lado do narrador Ulisses Costa, do comentarista Claudio Zaidan e do apresentador Ricardo Capriotti.

A voz da jornalista foi alterada por uma voz masculina em tempo real por meio de uma ferramenta de inteligência artificial. Ela participou como se fosse um comentarista homem convidado. Dias depois do jogo, Elaine revelou a ação em um vídeo nas redes sociais.

“Eu não sou Elias. Eu sou Elaine Trevisan, jornalista há 14 anos, e LAY’S me convidou para fazer um experimento social em uma partida de futebol essa semana. Analisando os comentários nas redes sociais sobre a transmissão do Elias, deu para perceber que não teve muita gente criticando, como acontece usualmente quando estou como comentarista. Estamos aqui hoje para defender que seja assim que nós, mulheres, sejamos tratadas em transmissões esportivas e, claro, também fora delas. Sem que nos desmereçam ou invalidem por sermos mulheres falando de futebol. Porque a gente sabe muito, tá?”, disse Elaine.

“LAY’S propôs essa ação em conjunto com Elaine para darmos uma dimensão mais palpável a um problema que as mulheres enfrentam todos os dias, dentro e fora do futebol. Escolhemos o esporte favorito do Brasil, que deveria ser inclusivo para todo mundo, para promover, acima de tudo, uma conversa sobre o respeito a todas as pessoas”, explica Simone Simões, diretora de Marketing da PepsiCo”.

Criação de Ingryd Cruz e Pedro Ximenes, com direção criativa de Fernando Duarte, Henrique Del Lama e Pedro Corbett e direção geral de Luiz Sanches e Marco “Pernil” Giannelli. Projetos Especiais: Julia Newman, Carol Anjos e Júlia Cunha. Produção de IA da SoundThinkers.Produção de imagem da Compañia. Áudio da Cabaret.

Aprovação de Simone Simões, Daniella Lopes e Giovanna Miranda.