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SE TÁ PRETO É SINAL QUE TÁ BOM

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Influenciadora Nina Silva participa da campanha

Com objetivo de mudar o sentido da expressão “o negócio está preto”, e mostrar que se está preto é porque está criando empregos, gerando renda e movimentando o país, o Sebrae lança campanha criada pela agência Moringa.

A comunicação visa reverter a percepção das pessoas quando escutam essa a expressão tão frequentemente associada como algo obscuro e difícil, semelhante a outras expressões como “mercado negro” ou “a coisa tá preta”.

As peças destacam a força e importância do empreendedorismo negro. No Brasil, apesar de serem maioria, os empreendedores afrodescendentes são os que enfrentam maior dificuldade para abrir e manter seus negócios.

A campanha, idealizada e criada apenas por colaboradores negros da agência Moringa, visa dar um novo sentido ao termo, destacando que “Se o negócio tá preto, tá fazendo a diferença”.

A estratégia se destina a conversar diretamente com a comunidade negra do ponto de vista positivo e motivacional, transmitindo a mensagem de que “se a coisa tá preta, a coisa tá boa”.

Além disso, a ideia é abordar outros públicos, que não necessariamente pertençam à etnia, buscando educar, inspirar e trazer dados relevantes que evidenciam a importância do principal público empreendedor no Brasil atual. Hoje, o afroempreendedorismo, segundo dados da própria entidade, movimenta cerca de R$ 2 trilhões no País e 54% dos empreendedores são negros.

Com foco nas redes sociais como TikTok e Instagram, além do Sebrae Conecta, a campanha se desdobrará em diversas ações, incluindo a ampliação do engajamento por meio de influenciadores negros, como Nina Silva, Jacira Doce, Hisan Silva e Maurício Bahia.

Além disso, a comunicação destacará histórias reais de empresários negros Sebrae, haverá conversas sobre afroempreendedorismo, a criação do “Território Afroempreendedor” para reunir negócios da comunidade em um ambiente digital e a disponibilização de conteúdos de apoio específicos.

“É uma característica da Moringa trazer ideias inovadoras para os nossos clientes. E essa iniciativa junto do Sebrae é histórica por vários motivos. A estratégia e criação desta campanha foi desenvolvida exclusivamente por colaboradores negros. Com um movimento inédito e necessário, nossa proposta é criar um impacto real, por meio de conteúdos diversos e autênticos, para que essa expressão negativa seja sinônimo de sucesso e prosperidade a esses empresários”, diz a CEO da Moringa, Rianni Bertoldo.