FIAP 2023

PRESIDENTES DE JÚRIS AVALIAM TENDÊNCIAS

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Reunidos no webinar Face to Face, os presidentes dos júris das categorias Formatos, Inovação, Propaganda e Produção do FIAP 2023 falaram sobre seus parâmetros de avaliação e as últimas tendências da criatividade regional.

Os comandantes dos times de jurados da 52ª edição do Festival Ibero-Americano de Criatividade, discutiram as tendências que impactam atualmente a indústria publicitária, como novos formatos na era digital, empatia, limites, possibilidades e medos da inteligência artificial.

A moderação foi de Mara Fernández, Chief Transformation Officer da PRODU, empresa de conteúdo para América Latina baseada em Miami e parceira do FIAP.

Participaram Mónica Moro, presidente do júri na categoria Formatos, fundadora e diretora criativa de This is Libre e presidente do Club de Creativos de España, Héctor Fernández, presidente do júri de Inovação e CEO da VMLY&R México, Luis Miguel Messianu, Presidente do Júri, Anúncios e fundador e CCO da INCLUDED USA, e Felipe Mansur, Presidente do Júri, Produção, Sócio e Diretor da Alice Filmes, Brasil.

Monica espera ver novas peças que são incentivadas a estrear no FIAP. Ela disse, sobre sua categoria, que o formato realmente atende à necessidade da ideia.

“Acho que essa categoria é assim e o que ela tem que responder. Que não é simplesmente a novidade do formato, mas que a ideia que esse formato carrega merece essa novidade”.

Para Fernández, é preciso ter muito claro o que significa inovação ou por que uma peça é inovadora.

“Porque, em última análise, o que eles recompensam nos festivais é a inovação. Mas no caso desta categoria, é o sine qua non; se isso não acontecesse, não importa o quão brilhante ele seja em teoria, ele não deveria vencer aqui.

Messianu disse que em sua categoria o que será premiado é a inovação dos anúncios, ou seja, quebrar regras e quebrar formatos.

“Acho que combina muito. O que vou medir é o que me dá mais inveja do que bem, acho que é a melhor medida, a reação de ‘como não me ocorreu isso’, ‘que bom que acharam esse ângulo’”.

Ele acrescentou que está animado por ter um grupo de jurados procurando a mesma coisa. “Que apesar de estarmos falando de anúncios e que de alguma forma carrega a bagagem de uma categoria tradicional, buscamos o fresco, o inovador, o que quebra”, afirmou.

Para Felipe Mansur, o peso está no frescor, na novidade e que a peça acompanhe as mudanças da sociedade.

“Acho que é um pouco da publicidade que faz a diferença, da publicidade que toca as pessoas, das histórias do ponto de vista da produção.“Para mim, quando você sente uma emoção verdadeira por dentro, é que a peça é diferente, é diferente, é o que muda algo dentro de você”, concluiu.

Falando dos temas de sustentabilidade tão em voga hoje na publicidade, Messianu aproveitou para resumir a evolução do marketing.

“Começamos na era dos produtos, por muitos anos nada mais se falava sobre o benefício do produto e havia até agências que tinham sua própria marca, ou a promessa básica. Depois passamos um pouco para o marketing de pessoas, onde começamos a falar mais sobre quem eram as pessoas que compravam ou consumiam aquela marca”, afirmou

“E hoje, estamos vivendo a era pública, onde vejo que os consumidores esperam que as empresas e as marcas tenham um posicionamento e uma postura perante a sociedade. Parece-me entusiasmante ver como temos vindo a evoluir e obviamente, as questões da sustentabilidade, das pessoas, do planeta, etc., passam a fazer parte do discurso. Porque o que também vimos nos últimos anos é muito greenwashing, muitas promessas e posições de propósito que a verdade parece presa como uma calçadeira”, completou.

O FIAP terá sua cerimônia de premiação online no dia 5 de outubro, e entrega de troféus presencial durante a Advertising Week LatAm, que será realizado de 31 de outubro a 2 de novembro no Museo Papalote del Niño na Cidade do México.

As inscrições para o FIAP 2023 podem ser feitas diretamente no site do festival e se encerrram em 14 de agosto.