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O BALANÇO POSITIVO DA FILM BRAZIL EM CANNES

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Marianna: talento reconhecido

Depois de dois anos de ausência, a plataforma Film Brazil marcou presença novamente no Cannes Lions este ano e voltou com um resultado além do esperado, com geração de US$ 12 milhões em negócios para as produtoras do país.

A ação Made in Brazil, criada pela Ampfy resgatou a boa imagem do país junto ao mercado internacional. A plataforma é desenvolvida pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Com peças de mídia digital e ações promovidas no evento, o projeto proporcionou a realização de mais de 650 reuniões, sendo 36,7% com novos contatos. Entre os países que demonstraram maior interesse em conhecer as produtoras associadas à FilmBrazil e os serviços de produção brasileiro, os EUA lideraram com 24%, seguido da Espanha com 15%, e da Holanda, do Reino Unido e dos Emirados Árabes com 7% cada.

Além dos US$ 12 milhões de negócios imediatos, a Film Brazil tem uma projeção de mais US$ 36 milhões para os próximos 12 meses.

“Nossa ação em parceria com a APRO, além de um trabalho de posicionamento de imagem com toda a campanha, se fortaleceu muito com a performance do Brasil ao longo do festival, batendo recorde de 92 leões ao longo da semana, sendo que ainda tivemos um Leão de Ouro na categoria Film Craft, algo que não acontecia desde 2019″, diz Ana Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil.

“E para corroborar com todo esse retorno, ainda conseguimos levar uma delegação de mais de 20 produtoras brasileiras, com uma diversidade maior, tendo uma empresa representando o Nordeste pela primeira vez, o que nos deixou muito felizes. Além das produtoras associadas à FilmBrazil, a gente espera ter cada vez mais essa presença maior de produtoras fora do eixo Rio-São Paulo. Eu acredito que, em um festival como o Cannes Lions onde a América Latina representa oficialmente apenas 6% do total de inscritos, a nossa missão é levar mais essa diversidade a cada nova edição”, completa.

Entre as ações da FilmBrazil durante o festival, a promoção de um show ao vivo do cantor Wilson Simoninha, em conjunto com o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta e Jair de Oliveira, com o apoio da Globo, no happy hour que aconteceu no dia 22 de junho. A atração foi tão bem-sucedida que recebeu 410 pessoas de 56 países no terraço do Palais des Festivals para acompanhar esse evento sem precedentes na história do Cannes Lions.

“Através dessa parceria com a APRO e a ApexBrasil levamos um pouco de brasilidade para o Cannes Lions como forma de celebrar a importância do nosso país para o festival. O volume de prêmios que o Brasil obteve nos enche de orgulho. Tivemos a oportunidade de estar com clientes, amigos e parceiros do mercado publicitário, celebrando o talento e a criatividade dos brasileiros”, afirma Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo.

“Tivemos pessoas do mundo inteiro admirando o nosso trabalho e reconhecendo o talento brasileiro. De acordo com os dados, dos 56 países que estiveram presentes no happy hour, a maioria das pessoas eram norte-americanas (20%), britânicas (13%), francesas (5%) e espanholas (3%), que são mercados que representam as maiores fatias das nossas exportações. Dos dados que coletamos, em 2022 tivemos USD 34 milhões de exportações, em que 14% foram para os EUA, 6% para o Reino Unido, e 5% para a França e a Espanha. Ou seja, juntos, eles representam 30% das nossas exportações”, complementa Marianna Souza, presidente da APRO e gerente executiva da FilmBrazil.