“CANTABRINCANDO” GANHA ANIMAÇÃO

Publicado em

Músicas do álbum de “Grandes Pequeninos” em versão animada com S de Samba e Alopra Studio

Família “Grandes Pequeninos” também em animação

As canções do álbum “Cantabrincando, lançado em 2025 por “Grandes Pequeninos”, projeto musical e infantil criado pelo compositor e cantor Jair Oliveira e a atriz Tania Khalill, agora tem versões em animação.

O projeto audiovisual reúne a S de Samba e o Alopra Studio para levar aos videoclipes os personagens apresentados originalmente nas canções. “Cabrito Brito” abre a série e acaba de estrear no canal oficial dos Grandes Pequeninos no YouTube. 

Idealizado pela família “Grandes Pequeninos”, formada por Jair Oliveira, Tania Khalill e as filhas Isabela e Laura, “Cantabrincando” é viabilizado pela S de Samba, dos sócios Jair Oliveira e Wilson Simoninha.

A criação e a direção musical são de Jair, com produção musical assinada por ele e Leandro Caldeira. O Alopra Studio, que já havia desenvolvido a criação visual dos personagens, assume também a produção dos videoclipes, dando movimento ao universo apresentado nas músicas. 

Com dez faixas, ‘Cantabrincando’ apresenta uma turma de sete personagens que, depois de ganharem suas próprias canções no álbum, agora chegam à animação em videoclipes.

Depois de “Cabrito Brito”, a série terá ‘Grilo Murilo’’, “Mariposa Mari”, “Tamanduá Tatah”, “Tatu Tatuador” e as irmãs ‘Foca Fofoqueira” e “Foca Farofeira’’, reunidas na faixa ‘Fofoca com Farofa’.

O álbum traz ainda “O Coral dos Bichos”, ‘‘Sorrir para Melhorar”, “A Gangorra” e “No Circo do Chico”.

As canções brincam com palavras, rimas e características dos personagens e abrem espaço, de maneira lúdica, para temas como comunicação, autoestima, ansiedade, paciência, identidade e convivência. 

“Quando lançamos as músicas, em 2025, esses personagens já tinham personalidade e um universo próprio. Agora eles ganham movimento e novas possibilidades de narrativa com os videoclipes. Esse desdobramento também está ligado ao braço audiovisual que estamos desenvolvendo na S de Samba. A música é o ponto de partida, mas pode se transformar em imagem, personagem, história e diferentes formatos de conteúdo”, diz Jair Oliveira.

A criação visual desenvolvida pelo Alopra Studio não se restringe aos sete animais de “Cantabrincando”. Jair, Tania, Isabela e Laura também ganharam versões animadas e passam a integrar o mesmo universo gráfico dos personagens.

Nos filmes, cores, cenários, tipografia e movimentos acompanham o caráter lúdico das músicas e transformam a própria família Grandes Pequeninos em parte da narrativa.

“Em Cabrito Brito, buscamos experimentar uma linguagem de animação que não se limitasse a transformar a música em uma história ilustrada. Decidimos trabalhar a própria palavra como elemento visual e narrativo”, afirma Fernando Stefano, sócio e diretor de Operações e Negócios do Alopra Studio.

“Cabrito Brito nasceu de uma parceria especial com Jair e Tania. A ideia foi transformar a arte de se comunicar em um personagem leve, espontâneo e visualmente engraçado. Para a família, buscamos traduzir o afeto e a alegria em traços carismáticos, formas simples e uma paleta de cores rica em combinações, permitindo que o público infantil crie uma conexão afetuosa e imediata com cada um deles”, afirma Cláuder Marros, sócio e diretor do Alopra Studio.  

Primeiro lançamento dessa nova etapa, “Cabrito Brito” parte de uma composição de Jair Oliveira que brinca com sonoridades, rimas e trava-línguas, agora traduzidas para a animação.

Além do álbum e dos novos filmes, o projeto já ganhou os palcos em um espetáculo que combina música, cenas e interação com crianças e adultos.

Criado em 2007 por Jair Oliveira e Tania Khalill a partir das experiências do casal com o nascimento da primeira filha, Isabela, o “Grandes Pequeninos” completa 19 anos em 2026. Indicado ao Grammy Latino, o projeto já lançou quatro álbuns autorais e ampliou, ao longo dos anos, seu universo para espetáculos, livros e conteúdos voltados às crianças e às famílias.