Campanhas

DESENHOS DENUNCIAM ABUSO SEXUAL INFANTIL

Publicado em

Campanha publicitária do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, recriado em janeiro deste ano, foi lançada no início do mês e nesta quinta-feira (25), estreou na TV.

“Crianças e adolescentes denunciam com sinais. Você denuncia com uma ligação”, é a mensagem do comercial, criado pela agência Nacional, de Brasília, com direção criativa de Karina Monique, produção da Santeria, direção de cena de Rafa Damy e som da Logico Music.

O objetivo é sensibilizar, informar, mobilizar e convidar toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente, acionando o Disque 100.

Conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, 82,5% dos estupros de vulneráveis, menores de 14 anos, são cometidos por agressores conhecidos das vítimas.

Destes, 40,8% são pais ou padrastos; 37,2% irmãos, primos ou outro parente e 8,7% avós. E 76,5% dos crimes acontecem dentro dos lares brasileiros.

Quem sofre esses abusos não fala sobre o que está passando, em razão da pouca idade. São vítimas que não conseguem reagir, se proteger ou denunciar para as autoridades. Porém, eles denunciam com sinais.

O filme retrata uma família na mesa do jantar, em clima tenso. Pode-se observar o olhar intimidador da figura masculina e a criança retraída. Aos poucos, “rabiscos” aparecem no rosto do personagem causando estranheza. A revelação acontece no quarto da criança.

“Chega de calá-los e varrer a violência para baixo do tapete, de fechar os canais de denúncia, de perseguir educadores, perseguir professores. Como dizem os mais jovens, chega de passar pano. Temos que ficar atentos às nossas crianças e adolescentes para saber reconhecer os sinais de abuso ou de exploração e poder denunciar”, disse o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, em 18 de maio, durante solenidade do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“Crianças e adolescentes denunciam com sinais. Portanto, fica o apelo, para que escutemos as crianças, protejamos as crianças e adolescentes desse país”, completou.

Desde o início do mês, o Ministério, em parceria com entidades da sociedade civil e organizações internacionais, promove a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.

Na programação do mês estão previstos seminários e eventos para divulgação de ações dos ministérios da Educação, da Saúde, do Turismo e da Justiça e Segurança Pública, além da participação de influenciadores e porta-vozes em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Criação de Karina Monique, Pedro Chequer e Fernando Bisão, com direção criativa de César Mafra, direção executiva de Karina Monique e direção geral de Audrey Buglian.

Produção da Santeria, com direção de Rafa Damy e som da Logico Music, com produção de Milton MIné.

Aprovação de Mariana Seixas Lima, Emerson Muzi, Fabrício Carbonel, Cátia Siqueira, Daniele Maldaner, Zildete Melo e Danyelle Guedes.