Produtoras

DAMASCO PÕE MAIS UM PÉ EM INCLUSÃO E DIVERSIDADE

Publicado em
Sidonna e Righi-foto Gabriel Boieiras

Até agosto do ano passado Sidney Freitas, ou Sidão Freitas, era diretor de Criação associado da Mutato.

Hoje Sidney ou Sidão virou Sidonna, diretore ou direqueer, como prefere, da Damasco Filmes.

No meio desse período assinou como roteirista e co-diretor a campanha de divulgação do reality “Caravana das Drags” para Amazon Prime, apresentado por Xuxa Meneghel e a drag queen Ikaro Kadoshi.

A série transmitida para mais de 240 países aborda a viagem de 10 artistas drags por oito cidades, partindo do Rio de Janeiro, disputando o título de “Drag Soberana”.

(Clique na foto para ampliar)

Queer, palavra inglesa que em português significa “estranho”, representa pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com rótulos ou que não saibam definir sua orientação sexual.

Sua chegada na Damasco significa o avanço do mercado publicitário em relação ao processo de inclusão e diversidade, abrigando profissionais talentosos e que como pessoas não seguem os padrões convencionais da sociedade.

Carlos Righi, sócio e produtor da Damasco, aceitou a sugestão de Sidonna, que conheceu num encontro de mercado, de juntar diferentes processos de realização em trabalhos de conteúdo da produtora.

O redator Sidney ou Sidão Freitas começou sua carreira em 2002 na Átomo, e trabalhou em agências como Talent, Ampfy, Ogilvy, Fbiz e NBS. Foi Head of Concept na ID/TBWA e na Cubocc.

Da redação publicitária para roteiro de filmes e séries o levou para o mundo cinema e a indústria do entretenimento.

Se especializou em direção de cena através de várias projetos dos quais participou para Amazon Prime.

Um olhar mais inclusivo é o que espera dele/dela a Damasco. Seja no casting, na neutralidade nas locuções sempre tão demarcadas por vozes masculinas e femininas, e, principalmente, na criação de sets mais LGBTQIAP+

“Sidão Freitas foi o redator, Sidonna é a Direção Queer que quer naturalizar a fluidez de gênero também na linguagem visual da publicidade”, explica Sidonna sobre o neologismo direqueer.

“Sidonna traz para a Damasco este olhar diverso, provocativo, inteligente e moderno”, avalia o sócio e produtor executivo Carlos Righi.