Marcas

VOLKSWAGEN PERPETUA GOL NO ESTÁDIO DE PELÉ

Publicado em

As traves do estádio que viram Pelé nascer e se consagrar no futebol mundial também homenageiam um outro ícone, o Gol da Volkswagen.

Uma série de ações marcaram a despedida do carro após 42 anos de produção ininterrupta no Brasil. A empresa fabricou mais de 8,5 milhões de unidades do Gol, das quais mais de 1,5 milhão foram exportadas. Lançado em 1980, o Gol foi o modelo mais produzido, mais vendido no mercado nacional e mais exportado, sendo também líder de vendas no País por 27 anos.

O adeus definitivo foi marcado pela transformação de uma unidade da versão de despedida, o Gol Last Edition, nas traves da Vila Belmiro.

Para tornar essa ideia possível foi preciso desmontar o veículo, selecionar algumas peças e derretê-las em uma caldeira com mais de 500ºC. Em seguida, o metal foi usado para fabricar as traves oficiais da Vila Belmiro, que estrearam na primeira partida oficial do Santos Futebol Clube na temporada pelo Campeonato Paulista, quando ganhou do Mirassol por 2×1.

“Nós, da Volkswagen do Brasil, abraçamos a ideia inédita de transformar o Gol em traves da Vila Belmiro deixando o modelo na história. O Volkswagen Gol é um ícone e inaugurou uma nova fase na indústria automobilística nacional. Assim como o futebol, o Gol é uma paixão, está nos corações dos brasileiros e merecia uma despedida à altura do seu sucesso”, diz Livia Kinoshita, gerente executiva de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil.

E o Estádio Urbano Caldeira não foi escolhido por acaso. Popularmente conhecido por Vila Belmiro, o estádio Santista foi o palco de despedida do Gol justamente pelo Santos ser o time com o maior número de gols na história mundial. São 12.869 gols, sendo 1.091 deles feitos pelo Rei Pelé.

A partir de agora, o Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, terá uma novidade na visita monitorada. A nova trave conta com um QR Code que leva ao vídeo de despedida do Volkswagen Gol que virou “gol”. há também depoimentos de craques do Santos FC e suas memórias com o carro ícone da Volkswagen do Brasil, como a do ídolo Edu, que ganhou um Gol pelo excelente desempenho no gramado. Os depoimentos trazem ainda craques como a atacante Ketlen, o goleiro João Paulo e o centroavante Léo

A ação foi desenvolvida pela Almap BBDO e a novidade faz parte das iniciativas que marcam a despedida do Volkswagen Gol, incluindo uma partida contra o Novo Polo Track e o envio de sete Gols modelo 2014 para a Alemanha durante a última Copa do Mundo em revanche ao jogo que entrou para a história de Brasil x Alemanha.

Criação de Igor Cabó e Pedro Hefs, com direção criativa de Fernando Duarte e Henrique Del Lama, e direção geral de Luiz Sanches e Pernil.

Produção da ilha 253, com direção de Henrique Tupã, fotografia de Eduardo Auricchio e produção executiva de Prisma Cultural e Carol Kern. Som da Ganso Music, com trilha e produção musical de Cezar Brandão Sound.

Aprovação de Livia Kinoshita, Cristiano Mineiro, Arthur Rocha e Eduardo Wolfsohn.