Campanhas

A JORNADA DO COPO E O DESCARTE CORRETO

Publicado em

Nova campanha da Braskem, criada pela Publicis, incentiva a sociedade a promover descarte correto do lixo plástico.

Filme apresenta a jornada do copo plástico pela cidade até que ele seja descartado. O objetivo é gerar reflexão sobre a importância da reciclagem e o papel das pessoas no destino dos materiais consumidos, mostrando que o plástico pode se transformar em muitas outras coisas quando ele é descartado da forma certa.

A Braskem petroquímica atua globalmente com o propósito de criar soluções sustentáveis da química e do plástico. Atualmente, é a sexta maior petroquímica do mundo na produção de resinas termoplásticas e líder nas Américas, tendo atingido a marca de 15 milhões de toneladas em 2020.

O tema do comercial é a trajetória de um copo plástico a partir de uma festa de final de ano. Ao ser deixado de lado, ele circula por lugares inusitados até que uma pessoa faça o descarte correto, com o conceito “É você que muda o destino do seu lixo”. Trata-se de um convite à sociedade para uma mudança de hábitos, contribuindo com um planeta mais sustentável em 2023.

Ana Laura Sivieri, diretora de Marketing e Comunicação da Braskem, explica que durante ano todo a comunicação foi construída para reafirmar o compromisso da empresa com a economia circular.

“Esse filme encerra a nossa estratégia de comunicação deste ano com sensibilidade, leveza e bom humor. É uma comunicação que gera conscientização. Acredito que engajar o consumidor é fundamental para estimular sua participação ativa nessa jornada em prol da economia circular”, explica.

Durante todo o ano, a Braskem desenvolveu ações que destacaram seu compromisso com a economia circular. A marca esteve presente em festivais, como Lollapalooza, Popload e Rock in Rio, por meio de ativações que envolveram a participação direta da sociedade, descartando os resíduos plásticos e dando o destino correto a eles. A Braskem também comunicou o patrocínio ao Projeto Lixo Zero, em parceria com a Urbia, concessionária gestora do Parque Ibirapuera, com a missão de apoiar o local a ser o parque mais sustentável da América Latina.

Dani Ribeiro, ECD da Publicis, explica que as campanhas da Braskem trazem temas importantes de um jeito assertivo.

“Em todos os nossos projetos temos apresentado ângulos inovadores e criativos para tratar de um tema complexo e fundamental. A comunicação tem o poder de criar conexões entre marcas e as pessoas, e quando essa relação é construída a partir de temas relevantes, como o destino do nosso lixo plástico, ela ganha ainda mais força”, afirma.

A campanha está sendo veiculada em todo o território nacional na TV aberta e por assinatura, mídia OOH no Parque Ibirapuera em São Paulo, além de mídia impressa e digital até início de janeiro de 2023.

Criação de Cristiano Borges, Eduardo Araújo, Rodrigo Panachão e Mayte Ferreira​, com direção criativa de Jairo Anderson, Deh Bastos, André Leotta e Bruno Donadio, e direção executiva de Dani Ribeiro e Fabio Astolpho. Ilustração de Kleber Darcio.

Produção da Surreal Hotel Arts, com direção de Carlão Busato, fotografia de Roberto Riva e produção executiva de Milena Trindade. Áudio da Hefty, com produção de Edu Luke, Cris Botarelli, Otávio Cavalheiro, Celso Moretti, Tuco Barini e Rud Lisboa.

Aprovação de Marcelo Arantes, Ana Laura Sivieri, Ana Luiza Leite, Carolina Pignata, e Karina Lika Suehiro.