Campanhas

ITAÚ ALERTA SOBRE GOLPES

Publicado em

Maior banco privado da América Latina, o Itaú Unibanco está veiculando importante campanha nos principais canais de televisão para alertar a população sobre como se prevenir e não cair em golpes e fraudes bancárias.
De acordo com pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos- Febraban, três em cada 10 brasileiros já foram vítimas desse tipo de golpe.

A campanha é composta por três filmes assinados pela agência África que retratam situações cotidianas sobre o tema e têm como objetivo educar as pessoas para que elas se protejam e se tornem aliadas no combate a esses crimes. Assista Troca de Cartão e Falsa Central .

A iniciativa pretende também chamar atenção para o fato de que os diversos tipos de golpes e fraudes acontecem com pessoas de todas as idades e com todo tipo de entendimento sobre tecnologia.

“Atualmente, os golpes e fraudes não estão relacionados com a idade ou o nível de conhecimento em tecnologia da pessoa, e muito menos com a proteção do sistema. Na verdade, os criminosos se especializam, cada dia mais, em maneiras de convencer o cliente a compartilhar voluntariamente dados sensíveis ou realizar uma transação indevida, que, por fim, geram grande prejuízo financeiro”, diz Adriano Volpini, diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.

A engenharia social dos criminosos está cada dia mais complexa. Só em maio de 2022, 331 mil pessoas foram vítimas de tentativas de fraude no Brasil, de acordo com o Indicador Serasa Experian que mapeia essas ações. O número representa uma tentativa a cada oito segundos.

Estudos da Febraban mostram que 70% dos casos acontecem por meio da engenharia social, ou seja, manipulação comportamental e psicológica da vítima pelo criminoso.

“Usamos as mais sofisticadas ferramentas para proteção contra golpes e fraudes. Porém, é o trabalho em parceria com nossos clientes que faz a maior diferença nessa batalha – por isso dizemos na campanha que ‘juntos protegemos em dobro’. Queremos empoderar nossos clientes e a sociedade como um todo a partir de conteúdos didáticos que realmente sejam compreendidos e mudem atitudes muitas vezes simples”, afirma Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do Itaú Unibanco.

“A campanha busca informar e ajudar as pessoas a se protegerem desse tipo de crime. Não se trata de propaganda, mas sim de uma plataforma contínua de conteúdos tutoriais do banco, com linguagem acessível aos mais diversos públicos, sejam eles clientes ou não. Nosso compromisso, como marca líder, é o de liderar pautas importantes para a sociedade”, conclui Tracanella.