FIAP 2022

FIAP VAI PREMIAR USO DE NFT PELAS MARCAS

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Marcet: grandes marcas usam

A categoria NFT, incluída na disciplina “Inovação”, é uma das novidades da edição deste ano do Festival Iberoamericano de Criatividade, que terá sua cerimônia de premiação no dia 6 de outubro de forma virtual a partir de Miami.

A utilizaçãol dos Non-Fungible Tokens para comunicação de marcas e a criatividade das peças serão avaliadas pelo aproveitamento das possibilidades tecnológicas e dos formatos que os NFTs oferecem.

O FIAP 2022 será julgado em quatro grandes áreas: Formatos, Inovação, Anúncios e Produção. O Brasil terá a presidência do júri de Anúncios (filmes, mídia impressa, OOH e rádio) e será representado por Felipe Luchi, sócio e diretor criativo da produtora Santeria.

Além de vários profissionais que vão eleger as peças a serem incluídas nos short lists, e que serão revelados em breve, o país também terá Sophie Schonburg, ECD da Africa, e Marco Pernil Giannelli, VP da Almap BBDO, como integrantes do júri principal que definirá os ganhadores de troféus e GPs.

Daniel Marcet, CEO do festival, realizado em parceria com a Produ, maior produtora de conteúdo de entretenimento para a América Latina, com sede em Miami, comenta as possibildades de uso de NFTs como mídia.

“Entre outras, grandes marcas como Mc Donald’s, Coca Cola, Mattel, Pizza Hut e Gucci, já utilizaram NFTs em suas estratégias de marketing, com resultados muito positivos. Essas empresas se posicionam como pioneiras na utilização de Non-Fungible Tokens como estratégia de Branded Content, proporcionando um valor acrescentado significativo ao seu público-alvo”, diz ele.

Entre alguns exempos de marcas que já incluíram os Non-Fungible Tokes em seu repertórios de comunicão, o McDonald’s lançou uma coleção de 138 NFTs como parte da comemoração do 31º aniversário da marca na China, onde os fãs desses tokens puderam acessar os colecionáveis ​​por meio de uma rifa que a empresa realizou entre funcionários e consumidores.

A Coca-Cola também lançou colecionáveis ​​que apelam à nostalgia e a Mattel ofereceu conjuntos limitados de NFTs para recuperar a popularidade de seus Hot-Wheels. Por sua vez, a rede Pizza Hut lançou suas primeiras fatias de pizza digitalizadas, ou seja, as primeiras PNFs, Pizzas Não Fungíveis chamadas de 1 Byte, com enorme sucesso. Tanto que a primeira fatia de pizza foi comprada por 0,0001 ETH (menos de 20 centavos), e depois foi vendida por 5 ETH (US$ 9.000).

Por sua vez, a Gucci apresentou o ‘Virtual 25’, seu primeiro tênis de realidade aumentada. O seu preço de EU 10, permitiu à marca captar um novo público consumidor que, de outra forma, não teria acesso aos seus sapatos físicos.

“As vantagens de usar esta nova ferramenta de Branded Content hoje é que os NFTs são uma tendência. Milhões de consumidores estão dispostos a pagar para fazer parte de grandes experiências exclusivas e novos modelos de geração de receita e fidelização de usuários podem ser explorados.

NFTs são certificados de autenticidade no blockchain de objetos digitais como obras de arte em seus diferentes formatos, como imagens, animações, áudio, música ou vídeo, por exemplo. Isso permite que a arte digital, desejada como uma peça única, seja livremente possuída e comercializada.

As inscrições de peças para a edição deste ano do FIAP estão abertas através do site do festival.