Campanhas

CONSUMIDORA INVERTE E ENTREVISTA O RH

Publicado em

Uma consumidora assume o papel da candidata à vaga, e passa a fazer questionamentos sobre as empresas aos profissionais de Recursos Humanos.

Esse é o tema da campanha “Processo Seletivo Real” criada pela Almap BBDO para a Rede Brasiil do Pacto Global, terceira maior rede da iniciativa no mundo, com mais de 1300 membros.

O objetivo é promover os pilares do programa que seguem os dez princípios universais das áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, e convocar as empresas a assinarem o pacto e assumirem o compromisso de sustentabilidade corporativa.

A Rede Brasil do Pacto Global, está desenvolvendo uma série de iniciativas para engajar cada vez mais entes corporativos a atingir os Objetivos.

Com estas ações, já é possível traçar resultados. O “Ambição pelos ODS” (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) é a jornada em sustentabilidade do Pacto Global, que desafia e apoia as empresas a aumentarem o nível de ambição para o alcance dos objetivos. Trata-se de um programa global, que foi executado simultaneamente em 30 países, de janeiro a julho de 2021. No Brasil, o Programa foi executado com o apoio da Falconi e, globalmente, com o apoio da Accenture e SAP.

“Os 17 ODS são desafiadores, sem dúvidas, mas possíveis e essenciais. Devem estar entre as prioridades do setor empresarial. Só assim conseguiremos avançar em questões fundamentais para a sociedade. No Brasil, o crescente número de signatários do Pacto Global da ONU mostra a maturidade de boa parte dos meios produtivos para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, explica Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global.  

No filme, durante uma entrevista de emprego, a protagonista faz diversas perguntas, como: “Quais são os pontos fortes e fracos da empresa em relação ao meio ambiente?”, “Como a empresa combate qualquer tipo de assédio e abuso de poder?” e “Vocês investem em equidade de gênero nos cargos de liderança?”.

Só no final ela revela que não é candidata, mas sim uma consumidora da marca que quer informações sobre a empresa com relação a diversos assuntos de interesse social. O intuito é questionar as metas e os compromissos das companhias que atendem os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

“Em processos seletivos, as empresas exigem um alto nível de preparação e atitude dos candidatos. Mas do lado de fora, essa hierarquia se inverte. Cada vez mais, os consumidores levam em conta as ações realizadas pelas corporações antes de comprar um produto ou um serviço. As empresas estão sendo avaliadas diariamente. Foi partindo dessa premissa que desenvolvemos a campanha para o Pacto Global”, explica Marcelo Nogueira, Diretor Executivo de Criação da AlmapBBDO. 

A iniciativa do programa pode ser conferida nas redes sociais oficiais do Pacto Global e conta com veiculação em mídia digital e OOH. 

Criação de Yasmin Rodrigues, Cláudia de Sá, Mauro Maedo e Sara Kaipper, com direção criativa de Marcelo Nogueira e direção geral de Criação de Luiz Sanches.

Produção da Iconoclast, com direção de Gabriel e Quemuel e produção executiva de Francesco Civita, Pity Lieutaud, Alonso Sperb e Mariela Costa. Som da Punch Áudio , com produção e direção musical de Cristiano Pinheiro. 

Aprovação deOtávio Toledo, Helen Pedroso, Ana Carolina Paci, Carlo Pereira.