Campanhas

DENTADURAS SEM SONO RELEMBRAM SABOR

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O casal de idosos está pronto para dormir. Mas suas dentaduras não esquecem o sabor de Trident, prolongado por nova tecnologia de fabricação. E desandam a cantarolar o “Danúbio Azul” de Johann Strauss em “lá, lá, lás” que ecoam por toda a vizinhança. A campanha criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi reforça o relançamento da linha básica de produtos da marca  composta pelos sabores menta, hortelã, morango, melancia, canela e tutti-frutti. Além do comercial “Dentaduras”, a estratégia inclui, mídia impressa, mobiliário urbano, spots, ações de merchadising em programas de TV focados no público jovem e mudanças no design das embalagens. Criação de Igor Cabó, Daniel Duarte e Rafael Beretta, com direção criativa de Pedro Prado e Rodrigo Castellari e direção geral de Fabio Fernandes. Produção da Fat Bastardsm com direção de Alaska, direção de arte de Pedro Catellani e fotografia de Baniel Belinky. Som da Satélite Áudio e locução de Guilherme Lopes.

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JOVEM PARA SEMPRE COM O BOTICÁRIO

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Entre tantos comerciais de Natal, “Linda para Sempre” de O Boticário criado pela Almap BBDO, consegue se destacar pela criatividade. A agência traduz em imagem a juventude da companheira do protagonista, cuja aparência real e atual só é revelada no final. O filme convida o público a lembrar de bons momentos vividos ao lado de pessoas queridas através de um homem de idade que enxerga a mulher com o mesmo encantamento de quando a viu pela primeira vez, há 50 anos. A estratégia inclui ações digitais criadas pela agência W3Haus, que proporciona num Hub Especial da data, entre outras ações, escolha de presentes e produção de mensagem personalizada. Criação de Rynaldo Gondim, Rafael Gil, Bernardo Silveira, Magali Moraes, Alisson Avila, Gustavo Panichi, Jordana Mascarenhas e Laura Borges,  com direção criativa de Gondim e Moacyr Netto, e direção geral de Luiz Sanches. Produção da Paranoid, com direção de Dulcidio Caldeira e fotografia de Ted Abel. Áudio da Raw e locução de Luiz Serra e Sabrina Wilkins.

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H20 CONTRA AS PIADAS SEM GRAÇA

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Novo comercial de H20!, o primeiro da DM9 DDB para a marca, explora a necessidade de mudança de postura contra os clichês. No filme, o homem do casal que escolhe o refrigerante é flagrado pensando em uma série de piadas antigas e sem graça para enfim se decidir pelo novo. Contra o pedido pelo “de sempre”, a opção nada óbvia de comandar um H20 para o garçom. “Nós acreditamos que essa campanha representa um novo momento da marca. O vídeo leva as pessoas a pensar sobre suas escolhas e se permitir experimentar novas experiências. Esse é um jeito de refrescar o ponto de vista e tem a cara de H2OH!”, Felipe Ghiotto, diretor de marketing do refrigerante. “Esse é o primeiro trabalho que fazemos para a marca  e as perspectivas para esta nova conta são muito positivas”, diz Marcelo Passos, VP de Atendimento da agência. “Normalmente, ao pedir uma bebida ao garçom em um restaurante, café ou bar, as pessoas vão na escolha que já são acostumadas. Então elegemos exatamente este momento para convidá-las a experimentar uma nova opção”, explica Aricio Fortes, vice-presidente de Criação da DM9DDB.  Criação de Arício Fortes, Leonardo Rotundo e Fred Sekkel, com direção criativa de Paulo Coelho e direção geral de Aricio Fortes. Produção da Bossa Nova Films, com direção de Gonzo Lorente e fotografia de Pedro Cardillo. Trilha de Fred Benuce, da Lua Nova, com locução de Josias Damasceno e Tiago Jota.

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“ADOTE UM TORCEDOR” CHEGA AO SUDESTE

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Depois do pioneiro Sport Club do Recife, Fluminense vai aderir à campanha

A ação social criada pela Ogilvy Brasil em parceria com o Sport Club do Recife em agosto vai chegar ao sudeste do país em 2016. O projeto “Adote um pequeno torcedor” que visa combater o preconceito e dar oportunidade de adoção a adolescentes, deverá ser lançado ainda no mês de janeiro com a participação do Fluminense. Para reforçar a mensagem, a agência lança um novo documentário, “Depois dos Sete”, com informações sobre a dificuldade de se conseguir um lar para menores a partir dessa idade. Embora no Brasil existam 33 mil pessoas dispostas a adotar e apenas 6 mil crianças disponíveis, 94% dos casais preferem órfãos ou abandonados entre zero e 3 anos. E 8 em cada 10 menores nessa situação já ultrapassaram essa faixa etária. A campanha de adoção tardia conta com apoio da 2ª Vara da Infância e Juventude da capital pernambucana, através da qual 43 crianças maiores de 7 anos estão cadastradas aguardando adoção. Quatro meses após o lançamento do projeto, 3 delas estão encaminhadas esperando apenas a formalização de documentos para ganhar uma família. O vídeo, produzido pela Academia de Filmes e Urso Filmes, conta com depoimentos do juiz Elio Braz, psicólogas e outros profissionais envolvidos, além de casais que já adotaram crianças acima dos 7 anos, como exemplo de superação do preconceito. A ideia da agência em celebrar parcerias com times de futebol visa aproveitar a paixão do brasileiro por esse esporte, fazendo com que as famílias aumentem o número de torcedores do seu clube de coração.

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Campanhas

SOB PRESSÃO, MEXA ESSA BUNDA!

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Nike pega carona em música polêmica para estimular atletas

Aproveitando o recall do refrão da polêmica canção “Coolo”, da dupla argentina de hip hop Illya Kuriyaki and the Valderramas, a Nike lança nova campanha naquele país com o tema Move el Culo (Mexa essa Bunda), dentro do conceito internacional “Just Do It”. O filme “Crecé bajo pression”, ou “Cresça sob pressão”, conta com a participação de atletas de destaque da Argentina como Javier Mascherano, do Barcelona e da seleção nacional, Carla Rebecchi, do Hóquei, a saltadora Noelina Mandarieta e o skatista Christina Bica, além de atletas amadores do país. A campanha tem a participação criativa da Wieden+Kennedy SP. Esse é o segundo filme da série que estimula os argentinos a crescerem sob pressão, iniciada durante a Copa do Mundo de Rugby. Criação de Guilherme Souza e Fernando Marar, com direção criativa de Caio Matoso e Rodrigo Mendes, direção de criação global de Alberto Ponte e Ryan O’Rourke e direção geral de Renato Simões. Produção da Nunchaku, com direção de cena de Nico Kasakoff e Jony Perel, produção sonora de Porta Studio, Katana e Satelite Audio.

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Mercado

WPP MUDOU ACORDO PARA GARANTIR JUSTUS

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Justus: liderança estratégica

Raramente o grupo WPP e Roberto Justus, sócios em operação brasileira, divergem com relação à condução do negócio no país. Desta vez, porém, não houve acordo. Justus acreditava que, conforme estabelecido em 2010, poderia se afastar das empresas para se dedicar à sua carreira na televisão e à vida pessoal. Para a holding inglesa, porém, sua permanência à frente do grupo Newcomm torna-se fundamental por mais cinco anos, ou seja, até  2020. Um dos itens do acordo, entretanto, o conglomerado de “sir” Martin Sorrell vai cumprir à risca, comprando 80% da participação do empresário brasileiro na sociedade. Dessa forma, o WPP consolida sua posição de majoritário aumentando o share, mas terá Justus no comando para garantir o sucesso das agências Y&R, Grey, Wunderman, VML, Red Fuse e da prestadora de serviços Ação Premedia e Tecnologia. A sociedade entre os grupos Newcomm e WPP começou em 2004, quando Roberto Justus já se tornara uma realidade empresarial. Sua carreira publicitária começou nos anos 80, ao ser convidado para administrar as finanças, ou tomar conta da carteira (de dinheiro) de Eduardo Fischer. Depois de alguns anos de parceria, que resultou inclusive na criação da campanha ícone do mercado de cervejas, “Brahma Nº 1”, Justus partiu para a carreira solo fundando seu grupo Newcomm em 1988. Em 2002 a Y&R assumiu a liderança do ranking brasileiro de agências, que mantém até hoje. Em 2011 a sociedade ganhou um novo membro, Marcos Quintela, atual presidente da Y&R e futuro CEO do Newcomm em 2016. Da mesma forma, Justus deixa o comando executivo a passa a chairman, ocupando-se das diretrizes estratégicas e relações institucionais, além de avaliar futuras aquisições. Por outro lado, se ainda terá que apertar o tempo para a vida pessoal, a carreira televisiva estará garantida em 2016, quando comandará na Record os reality shows “A Fazend” e o novo “Power Couple”, o jogo dos casais.

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Agências

VP TROCA MCGARRY BOWEN PELA AFRICA

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Bianchi: em janeiro na Africa

Contratado em março deste ano como vice-presidente de Criação, Valdir Bianchi está deixando a McGarry Bowen (ex-Age), do grupo Dentsu Aegis Network, e assume uma das diretorias criativas da Africa no próximo mês de janeiro. Desde agosto, com a saída de Carlos Domingos da presidência da agência, Bianchi vinha respondendo integralmente pelo comando da área de Criação. Entre 2013 e 2014 Valdir Bianchi atuou como vice-presidente criativo da Mood. Com grande experiência no mercado e diretor de arte de origem, o profissional também atuou durante seis anos com sua própria agência, a EC. Em mais de 25 anos de carreira, Bianchi já trabalhou em grandes agências brasileiras como DPZ, Almap BBDO e Giovanni FCB, tendo conquistado inúmeros prêmios em festivais internacionais como Cannes, New York, London, Art Directors Clube, One Show e Clio Awards. Após o desligamento de Domingos, ex-sócio fundador da Age com Ana Lúcia Serra e Tomás Lorente, a atual McGarry Bowen procura um presidente. Abel Reis, CEO do Dentsu Aegis no Brasil, acumula a função e ainda decide se o próximo comandante da agência será da área criativa ou de Negócios.

 

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VOLTA À COLÔMBIA PARA GANHAR O MUNDO

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Macias e Ortiz em recente encontro em NY

O diretor de arte Leo Macias viveu metade de sua vida no Brasil. Chegou ao país em 1996, em início de carreira, para trabalhar em Goiânia, na agência Central do Brasil de Marcus Vinícius Queiroz, com quem havia atuado em Bogotá. Vinte anos depois, ele volta à capital da Colômbia como CCO da DDB daquele país e membro do board da divisão América da rede. Desta vez o convite veio do também colombiano Juan Carlos Ortiz, atual Creative Chairman DDB Americas, NorthAmerica and Latina, cargo que ocupa desde novembro de 2014. Leo vai comandar três agências DDB na Colômbia, em Bogotá, Cali e Medelin com o aval de 18 Leões de Cannes, sendo 3 este ano pela DM9. Juan Carlos e Leo Macias são, sem dúvida, os dois colombianos de maior destaque na propaganda mundial atualmente. Ele assume o posto no início de janeiro e mais do que voltar ao seu país de origem em posição de destaque, inicia uma nova carreira internacional. Desde junho Leo vem analisando propostas de Londres e dos Estados Unidos. Disposto a dar um novo rumo à sua vida profissional, acabou aceitando a proposta de Ortiz para voltar à Colômbia mas assumindo importante função no comando criativo da rede DDB nas Américas. “Tenho certeza de que o Leo tem um futuro brilhante na propaganda mundial, pelo seu talento e sua paixão pela atividade”, diz Juan Carlos Ortiz falando ao Blog de sua base em Miami, onde vive atualmente. O executivo foi o responsável por levar a marca DDB à Colômbia e aposta no criativo “colombieiro” para fazer a agência continuar no “Top Three” daquele mercado mas a partir de agora na posição de “Top One”. “O mercado colombiano é um dos mais emergentes da região e o Leo terá uma grande oportunidade de consolidar sua carreira internacional a partir de Bogotá”, afirma. Em São Paulo, para onde se mudou após o início em Goiânia, Macias trabalhou na Salles D’Arcy, como diretor de arte, se tornou diretor de Criação na Talent, pela qual foi jurado de Press m Cannes, atuou na Z+ e na Publicis antes de chegar à DM9 DDB. Leo é casado com a brasileira Thais Marin, profissional de Atendimento ex-Taterka e atualmente na Walt Disney Company. Ela vai deixar a empresa em janeiro para acompanhar o marido e continuará administrando o projeto ApArt que continuará funcionando em São Paulo e terá dois novos endereços, em Bogotá e Miami.

 

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AMARULA LEVA ELEPHANT PARADE À FLORIPA

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Com patrocínio do licor Amarula, Florianópolis promove pela primeira vez na América Latina a Elephant Parade. O evento foi criado pelo holandês Mike Spits inspirado em Mosha, animal tailandês que aos seis meses de idade perdeu uma pata ao pisar em mina terrestre. A promoção já foi realizada nas cidades de Londres, Singapura, Hong Kong e em países como Dinamarca, Itália, Bélgica e Holanda. As esculturas de elefantes coloridos serão a grande atração do Verão da capital catarinense e serão vistos por 2 milhões de pessoas até abril. Mais de 70 esculturas estão expostas nas ruas da cidade desde a última quinta-feira (10 e serão vendidos em leilão ao final com renda revertida para entidades nacionais e internacionais. “A temática do evento tem uma relação muito próxima com o DNA de Amarula”, afirma Livia G. Fantini, gerente da marca no Brasil, que customizou 9 esculturas. “O elefante é o principal ícone da nossa marca e protagonista no processo produtivo do licor, considerado uma das riquezas da África do Sul. Os elefantes, ainda segundo Livia, também são o ponto central de uma importante causa ambiental defendida por Amarula. A empresa, através da Fundação Amarula Trust, cujo slogan é Sustaining communities and Conscious conservation, se propõe a colaborar com entidades e projetos de preservação dos elefantes na África do Sul. “Ao preservar a natureza e a vida selvagem, com a criação de empregos e relações sustentáveis através dessas iniciativas, Amarula espera deixar um legado de vida para as gerações futuras”, explica a gerente da marca.

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Agências

DENTSU CRIA CARGO DE CSO EM 2016

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Aloisio: pesquisas relevantes

Aloisio Pinto, que vinha atuando como SVP and Global Planner Director for the International Markets na Commonwealth//McCann, é o novo Chief Strategy Officer da Dentsu Aegis Network Brasil. Ele assume o cargo a partir de janeiro de 2016 na sede do grupo em São Paulo e se reportará ao CEO Abel Reis. Como CSO, Aloisio terá como desafio apoiar Reis no direcionamento organizacional do grupo no país, desenvolvendo, implementando e comunicando as estratégias e a visão de médio e longo prazo. “Com uma estrutura cada vez mais robusta no Brasil, é natural que a Dentsu Aegis Network traga novos talentos”, justifica Reis. “É um privilégio que esse reforço venha na forma de um profissional do calibre do Aloisio, com vasta experiência no desenvolvimento de grandes marcas, visão estratégica e definição de práticas que fortalecerão ainda mais os negócios do grupo e suas agências no Brasil”, conclui. Com mais de vinte anos de experiência em posições de liderança, planejando estratégias para Brasil e América Latina, Aloisio tem passagens por empresas como Ogilvy Rio, Ogilvy Brazil, WMcCann, onde coordenou pesquisas de comportamento de mercado, mais recentemente na CommonWealth/McCann.

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