Datas

BIC CELEBRA DIA MUNDIAL DA CANETA ESFEROGRÁFICA

Publicado em

A pouco mais de um ano de comemorar seu 80º aniversário, a BIC, empresa francesa com sede em Clichy, festeja o Dia Mundial da Caneta Esferográfica, seu primeiro e principal produto.

Fundada em 1945 por Marcel Bich, um ex-gerente de uma fábrica de tintas, a BIC é uma multinacional fabricante de artigos de papelaria, isqueiros e objetos de uso pessoal como aparelhos de barbear. Desde 1950 já vendeu mais de 100 bilhões de canetas.

No Brasil desde 1956, segundo maior mercado da empresa, a BIC possui fábricas em Manaus, Amazonas, e no município de Cajamar, em São Paulo.

No dia 10 de junho de 1943, o jornalista húngaro László Biró, patenteou a caneta esferográfica, já morando na Argentina, após passar por Paris para fugir da Europa, assolada pela segunda guerra mundial.

Diz a história que a ideia surgiu quando os colegas de escola de sua filha mancharam os cabelos dela com um tinteiro.

O jornalista não teve participação nos lucros de venda de seu invento, já que havia vendido a patente por 1 milhão de dólares para o então barão Marcel Bich, nascido em Turim, Itália, em 1914, que se tornou cidadão francês aos 30 anos..

O seu inventor, entretanto, não teve participação nos lucros. Biró já havia vendido sua patente por 1 milhão de dólares. Em contrapartida, o comprador, o barão francês Marcel Bich, cuja firma BIC é conhecida internacionalmente, se tornou bilionário.

Hoje, a BIC celebra a data e sua história de sucesso e inovação contínua com a icônica BIC Cristal. Reconhecida como marca Top of Mind na categoria de canetas, a BIC reafirma seu compromisso com qualidade, durabilidade e inovação, características que a tornaram sinônimo de caneta no Brasil e no mundo.

No mercado global, a BIC mantém uma produção robusta, com aproximadamente 2 bilhões de canetas da família Cristal comercializadas por ano, 3,7 milhões de produtos produzidos por dia. No Brasil, 400 milhões de unidades são vendidas anualmente. A BIC Cristal é capaz de escrever até 2 km.

Em 2025, a caneta BIC Cristal vai completar 75 anos de sua criação, consolidando-se como a caneta mais famosa do mundo, com direito à exibição no Museu de Arte Moderna de Nova York.

A BIC divulga o Dia Mundial da Caneta Esferográfica com um squad de influenciadores.

“O Dia Mundial da Caneta Esferográfica é uma oportunidade especial para celebrarmos a BIC Cristal e toda a nossa trajetória de inovação e compromisso com os consumidores. Estamos orgulhosos de sermos a marca mais lembrada e de continuar a oferecer produtos que fazem a diferença no dia a dia das pessoas”, diz Abner Pizzo, diretor de Marketing da BIC Brasil e Argentina.

“BIC Cristal é um exemplo perfeito de como simplicidade e funcionalidade podem se unir para criar um produto de alta qualidade e confiança. A ponta da caneta conta com uma esfera de Tungstênio, perfeita e muito resistente, quase mais dura que o diamante. 100% das esferográficas são feitas por um processo altamente controlado”, completa o executivo.