Datas

A VIDA EM RISCO NUM PISCAR DE OLHOS

Publicado em

Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o Maio Amarelo ganha campanha do Detran SP, criada pela Artplan.

A data foi instaurada baseada em uma resolução de 11 de maio de 2011 da Assembleia-Geral das Nações Unidas que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

Com o conceito “Zero a sem em um piscar de olhos”, a ação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, visa conscientizar pedestres, motoristas de carros, motociclistas, ciclistas e caminhoneiros da importância da obediência às regras de trânsito.

Com o alerta “você pode perder o que tem de mais precioso: a vida”, o filme mostra cenas sucessivas, que ocorrem numa fração de segundos e que, combinadas, podem resultar num sinistro fatal.

A campanha é composta por um filme de 30 segundos, peças de mobiliário urbano e digitais e já está sendo veiculada em TV aberta, ambiente digital e redes sociais, além de cinema e rádio.

O aumento de 14,5% nos óbitos no trânsito no Estado de São Paulo no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023, com aumento também dos sinistros com vítimas não fatais (1,1%), justifica a campanha.

Foram 11 campanhas educativas e de conscientização desde o início do ano passado, promovidas especialmente em datas de maior circulação de veículos, além de ações contínuas alertando sobre a importância da segurança na via.

Atualmente, O Detran SP está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 34 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado.