Ação Social

VASCO CELEBRA 100 ANOS DE LUTA ANTIRRACISTA

Publicado em
Foto de Marcelo Wance /Vasco da Gama

A projeção da camisa do Vasco da Gama no Cristo Redentor neste domingo (7) comemorou o centenário da “Resposta Histórica”, ação contra o racismo promovida pelo clube em 1924.

O marco histórico revolucionou a participação de negros e operários no futebol profissional brasileiro

A Resposta Histórica foi uma posição enérgica e corajosa do clube à exclusão racial e social sofrida por seus jogadores em 1924, quando se recusou a participar da nova liga de clubes do Rio de Janeiro, que em seu regulamento não permitia a presença de negros em campo.

Essa atitude pioneira marcou o compromisso do Vasco com a igualdade e a justiça social, estabelecendo um legado que permanece até hoje. O Vasco fechou uma parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor para realizar ações sociais neste 2024.

A projeção no Cristo Redentor não apenas celebra esse momento histórico, mas também reafirma a posição do Club de Regatas Vasco da Gama em relação aos valores de inclusão, diversidade e respeito. A iniciativa busca inspirar não apenas os torcedores do clube, mas toda a sociedade brasileira, a lutar contra todas as formas de discriminação e exclusão além das esferas esportivas.

“A Resposta Histórica nasceu nos campos de futebol, no Vasco, mas ela ultrapassou os limites da comunidade vascaína. Mais do que um manifesto, a Resposta Histórica enfrentou o debate sobre a importância de lutar e se posicionar contra o racismo. O centenário da Resposta Histórica propõe uma reflexão: apesar dos avanços da sociedade brasileira desde 1924, ainda estamos longe de extinguir, definitivamente, todas formas de preconceito, sejam elas raciais, socioeconômicas e culturais. Espero que nos próximos 100 anos, a Resposta Histórica seja a lembrança de um tempo que não existe mais”, diz Pedrinho, Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama.

Pedro Paulo de Oliveira, o ex-jogador Pedrinho, foi revelado pelo Vasco e se tornou um ícone do time. Em janeiro deste ano foi eleito presidente do clube, com mandato até 2026.

“Nasci e joguei no Vasco. Ganhei títulos, e agora, tenho a honra e responsabilidade de ser presidente. Vivi e vivo intensamente a história do clube. Porém, a maior conquista aconteceu fora de campo, em 1924, a Resposta Histórica. E somente o Cristo Redentor pela imponência de ser um patrimônio da humanidade [pela Unesco] poderia mostrar a real importância do centenário desse marco, por tudo que ele representa para a cidade, para o Brasil e para o mundo. Não posso deixar de agradecer a todos que viabilizaram a ideia que tivemos e que compreenderam a importância da mensagem”, finaliza Pedrinho.